Beleza > Pele

Muita maquiagem pode ser prejudicial à pele? Dermatologista responde!

Por Francine Costanti 19/06/2019

Não faltam influenciadores na internet mostrando os incríveis efeitos da maquiagem para cobrir imperfeições e valorizar o que se tem de melhor. Mas o que eles geralmente se esquecem de dizer é que essa rotina exige cuidados para que a pele não sofra com os excessos.

Se usada incorretamente, a maquiagem pode causar irritações, alergias e acne. O problema pode ser ainda mais grave para quem tem a pele do rosto sensível. Para falar sobre o assunto, consultamos o O Dr. Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Como fazer uma boa maquiagem

Desde que com produtos corretos, não faz mal maquiar-se todos os dias, afirma dermatologista. Foto: iStock

Fortíssima: Usar maquiagem todos os dias faz mal à saúde da pele?

Dr. Caio Lamunier: Mais importante do que a frequência é a escolha certa da maquiagem. Por exemplo, estudos demonstram que, em populações que não usam protetores solares, o uso da maquiagem acaba sendo protetor dos raios UV e deve ser incentivado diariamente. Além disso, pode-se utilizar produtos para hidratar uma pele ressecada ou controlar a oleosidade de uma pele oleosa em maquiagens. Portanto, desde que com produtos corretos, não faz mal maquiar-se todos os dias.

Overwashing: Lavar o rosto em excesso pode aumentar oleosidade e causar dermatite

Pessoas com propensão à alergia são mais suscetíveis a terem problemas com maquiagem?

Sim. Pessoas que apresentam dermatite de contato alérgica devem tomar muito cuidado para não sensibilizar a pele com maquiagens. Uma vez sensibilizada, a tendência é a alergia só piorar com o tempo.

Quais são os sintomas da irritação na pele causada pela maquiagem?

Há dois tipos de irritação: a dermatite irritativa e a dermatite de contato alérgica. A dermatite irritativa acontece por uso inadequado da maquiagem (produto errado ou modo errado de usar). A dermatite de contato alérgica é uma alergia cutânea a componentes do produto. Assim, ele deve ser descontinuado e, após o tratamento da pele, deve-se tentar outros menos sensibilizantes.

É importante retirar a maquiagem antes de dormir?

Sim. Essa limpeza deve ser realizada com algodão e um demaquilante em movimentos suaves. Após retirar toda a maquiagem, é o momento de remover o demaquilante com sabonete específico para o tipo de pele da pessoa. Um creme hidratante ou outro creme prescrito por seu médico deve ser aplicado após a pele ser totalmente limpa.

Alguns ingredientes dos cosméticos podem fazer mal à pele?

Os cosméticos contêm diversos compostos que podem dar alergia ou irritação. Mas esse tipo de reação é individual e é necessário identificar o componente para poder evitá-lo. De qualquer modo, se houver um mínimo sinal de irritação na pele, o ideal é que o paciente procure um dermatologista para avaliar o caso e fazer os exames necessários.

Como armazenar e limpar as maquiagens para evitar a irritação?

Normalmente a maquiagem já vem em estojos próprios para o armazenamento ideal. Por isso, evite removê-la da embalagem para armazenar em outro lugar. Também é recomendada a higienização dos pincéis e esponjas periodicamente. Caso o uso seja intenso, ela deve ser semanal. Quem usa numa frequência menor pode fazer essa limpeza mensalmente.

Aprenda a fazer uma limpeza de pele com argila

Maquiagens vencidas também podem causar alergia?

Não. Alergia é uma reação imunológica específica a componentes da maquiagem e isso independe do seu vencimento. Maquiagens vencidas podem não estar próprias para uso por perderem suas propriedades cosméticas. Isso sim poderia levar a uma irritação local ou perda de qualidade do produto.

Como é feito o tratamento para a irritação no rosto causada por maquiagem?

Casos de irritação devem preferencialmente ser examinados por dermatologistas para identificar se o caso é de uma dermatite irritativa ou alérgica, mas em geral orienta-se a remoção da maquiagem e evitar o seu uso até a completa restauração da pele. Além disso, recomenda-se usar hidratantes e produtos com propriedades calmantes para a pele.