[the_ad_group id="16401"]
Amor e Sexo > Relacionamento

Meu companheiro é machista. E agora? Veja como enfrentar o problema

Por Francine Costanti 16/12/2019

Seu companheiro é machista? Pois é! Embora tenhamos visto bastante progresso, é fato que ainda vivemos em uma sociedade em que – na maioria das situações cotidianas – homens são mais respeitados. Por mais que tenham boas intenções, muitos conservam pensamentos e atitudes machistas, ainda que estejam em um relacionamento com uma mulher que entenda a importância de haver direitos iguais para todos os gêneros. 

O comportamento machista pode aparecer somente em alguns comentários, mas também pode estar no cerne da personalidade do homem, fazendo com que suas companheiras se sintam inseguras, frustradas, ansiosas e com baixa autoestima. O que fazer se você estiver em um relacionamento assim?

Converse com seu parceiro 

Como vimos, para algumas mulheres, conviver com o machismo pode gerar sérias consequências psicológicas. Por isso, antes de mais nada, é essencial que haja uma boa comunicação com o parceiro. 

“A sinceridade faz o casal crescer junto. É importante que os dois expressem seus sentimentos de maneira igual. Alguns homens aprenderam a ser machistas por terem medo de falar o que sentem de verdade e, fazendo isso, eles se sentirão muito mais evoluídos”, explica Dr. Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento.

Terapia de casal: qual é o momento certo para repensar o relacionamento?

Até mesmo os casais mais saudáveis terão altos e baixos, com momentos em que não se entendem entre si. Entretanto, se a comunicação não parecer pelo menos relativamente fácil desde o início, as coisas provavelmente só vão piorar. 

“A comunicação aberta e honesta é algo em que você precisa trabalhar durante toda a sua relação. Você não pode criar uma conexão saudável se não estiver ouvindo o parceiro ou respeitando a opinião do outro”, explica.

Embora seja possível evitar maus hábitos, tenha em mente que alguns problemas podem piorar com o tempo. Quanto mais cedo você perceber esses comportamentos que dificultam o relacionamento e conversar sobre eles para conseguir mudanças, melhor será a vida a dois – ou mais fácil será cair fora, se descobrir que o outro não deseja ou não é capaz de mudar.

rejeicao

Falta de comunicação e de respeito são algumas das causas das brigas entre casais. Foto: iStock

Divida as tarefas e as contas da casa 

Você sabe que aquele pensamento de que só a mulher deve cuidar da casa é coisa do passado. Se o seu parceiro estiver com dificuldade de entender isso, faça uma lista de afazeres diários e divida as tarefas com ele. A atitude faz com que ele se sinta parte da casa e entenda que o papel do homem também está nos pequenos detalhes do lar. 

Precisa fazer compras? Peça ao seu companheiro que verifique tudo que está faltando na casa, faça uma lista e vá ao supermercado sozinho. Você pode acompanhar da primeira vez, mas nas próximas vezes deixe que ele seja independente. Assim, ele saberá exatamente tudo o que uma casa precisa para funcionar bem. 

Alguns homens têm dificuldade de aceitar dinheiro das companheiros porque querem permanecer no comando da casa. O primeiro passo para desconstruir esse pensamento é dividir as contas. A atitude mostra ao homem que não existe diferença de gêneros e que você também é capaz de colaborar com os gastos. 

Faça o que tem vontade 

Ele “proíbe” que você trabalhe, saia com os amigos, dirija seu carro ou vista alguma roupa? É hora de tomar as rédeas da situação. Converse com ele, imponha sua opinião e explique que tudo que ele faz, você também faz.

“O homem machista deve entender que nem tudo que ele pensa é verdade absoluta, por isso é tão importante que você explique que os direitos para ambos os gêneros são iguais. Ter um relacionamento equilibrado, com uma boa comunicação, sinceridade e parceria é o que fará com que seja duradouro e muito mais saudável”, explica Yuri.

Gostou das dicas? Então boa sorte na conversa!

Como controlar o ciúmes: veja formas de lidar com o sentimento


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]