Relacionamento

Pais precisam encontrar tempo para os filhos. Veja como otimizar o seu dia

Por Redação Doutíssima 04/08/2014

A falta de tempo, normalmente, é a nossa maior justificativa para não dedicar mais tempo para os filhos. Mas, tirando as horas em que estamos trabalhando e eles estão na escola, o dia ainda tem muitos momentos que podem ser aproveitados. Então, não tenha dúvidas: é possível sim dedicar mais atenção aos seus pequenos. Este artigo traz algumas dicas de como fazê-lo.

tempo-para-os-filhos

Levar as crianças para brincar no parque ajuda a dedicar tempo para os filhos. Foto: Shutterstock

8 ideias para ter mais tempo para os filhos

1. Integre seus filhos nas tarefas do lar

Ainda que as crianças sejam pequenas, é possível que elas participem de pequenas tarefas para manter a casa em ordem, como ordenar, arrumar a própria cama, colocar a mesa e recolher a louça suja, por exemplo.

Faça como se fosse um jogo e, com certeza, elas irão se divertir bastante. Além disso, será ótimo para você ter mais tempo para os filhos, já que poderá colocar a casa em ordem e estar com eles ao mesmo tempo.

2. Faxina na casa? Apenas uma vez por semana

Uma faxina semanal é mais do que suficiente para deixar a casa adequadamente limpa para o convívio da semana. Não seja maníaca com a limpeza e tenha mais tempo para os filhos.

3. Refeições rápidas

Atualmente, é possível preparar uma série de pratos rápidos e saudáveis. Basta procurar rapidinho na internet. Adote isso como rotina e, assim, terá mais tempo de convívio com os seus filhos.

4. Compras on-line

Nos dias de hoje, não é necessário se ajeitar, pegar o carro e ir até um shopping ou uma loja para fazer compras. Até mesmo alguns supermercados já disponibilizam compras pela internet e entregam as encomendas na sua casa, sem custo adicional. Use e abuse dessas modernidades, já que isso irá poupar um longo período em que você estaria fora de casa, restando mais tempo estar na companhia da sua família.

5. Não trabalhe em casa antes de seu filho dormir

Se você não conseguiu terminar todas suas tarefas no escritório e levou trabalho para casa, não deixe que isso afete o contato com seus filhos. Leve-os, por exemplo, para passear ou brincar no parque: vocês terão um ótimo momento juntos, ele certamente estará cansado (mas feliz) e dormirá cedo. Depois, você poderá terminar suas atividades do trabalho.

6. Tome banho com seus filhos

Essa é uma boa dica para ter mais tempo para os filhos. Além de poupar água, você terá um momento bastante divertido com seu pequeno. Essa dica, obviamente, vale para as crianças menores – já que as maiores precisam ter sua privacidade respeitada.

7. Pratiquem esportes juntos

Praticar esportes faz muito bem para a saúde. E as crianças podem fazê-lo desde cedo. Então, se você tem alguma atividade física, insira a sua criança nela e façam juntos o exercício. Andar de bicicleta, por exemplo, é uma ótima pedida.

8. Façam as refeições juntos

Normalmente, as crianças gostam de jantar mais cedo do que os adultos. Tente adaptar e regular seu relógio para que você possa fazer a refeição no mesmo horário que elas. Assim, você estará tendo mais tempo para os seus filhos do que tinha anteriormente.

Administre seu tempo para os filhos

Viu como, com algumas poucas adaptações e organizações, é possível dedicar mais tempo para os filhos? Não esqueça, porém, que além da quantidade, a qualidade do tempo que vocês passam juntos também é muito importante. Portanto, organize-se e invista bastante nessa nova rotina.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!