A remada unilateral consiste em um exercício feito para trabalhar a região muscular das costas e do braço. A atividade também é chamada de serrote e, para executá-la, você precisa de treinamento feito com halteres de peso, conforme a sua capacidade de força.
Remada unilateral fortalece músculos
A remada unilateral é fundamental para ajudar o atleta a fortalecer seu conjunto muscular de braços e costas e esse fortalecimento é importante para evitar o aparecimento de lesões na região das costas.
Os músculos que são beneficiados pela execução da técnica são, primeiramente, o latíssimo do dorso, o trapézio, os músculos rombóides, deltóide posterior e eretor da espinha. De forma secundária, a remada traz benefícios de tonificação para a região dos bíceps.
Como fazer a remada unilateral
A execução é simples e a dificuldade é encontrada conforme são acrescentados pesos. Para fazer a remada unilateral, você deve pegar o halter com o peso indicado com apenas uma das mãos e ajoelhar-se com o joelho oposto em um banco destinado para isso.
Na sequência, incline-se para a frente e mantenha as costas paralelas ao chão, apoiando o peso do corpo sobre a sua mão livre. Mantenha o cotovelo do braço que segura o peso levemente flexionado.
Técnicas de respiração
A respiração durante a execução da sequência é muito importante, por isso, controle-a da seguinte maneira: ao expirar dobre seu cotovelo de forma a levantar o peso até que ele fique alinhado em termos de altura do peitoral.
Enquanto inspira você deve abaixar o peso de forma lenta ao passo que o braço retorne a posição inicial. Repita entre dez e quinze vezes, preferencialmente em uma sequência de três séries.
Cuidados durante a execução
Quando você for executar o exercício de remada unilateral é importante que você se certifique quanto a sua postura: ela dever ser reta e o tronco estar relaxado para reduzir o impacto de lesões.
Além disso, a parte superior do seu tronco deve se manter em uma posição paralela ao chão. Isso é fundamental para que o tronco não se movimente durante a execução das repetições.
Se o tronco se mover, o exercício sai prejudicado tanto em termos de não trazer a definição procurada, pois o músculo não se mexe adequadamente quanto devido a possibilidade de lesão na região das costas por causa da repetição executada de forma inadequada. Além disso, é fundamental que os pulsos também sejam alinhados com o antebraço. Esse alinhamento também evita lesões na região do antebraço e pulso.
Outra parte do corpo que deve ser monitorada durante a execução da remada unilateral são os cotovelos, que precisam estar próximos ao corpo ao longo da execução dos movimentos.
No entanto, não é preciso ficar preocupado mediante tantas instruções: na hora prática, os posicionamentos instruídos por um profissional da área de educação física ocorrem de forma automática, conforme vamos nos habituando aos exercícios físicos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!