Zen

Entenda como a acro yoga pode fortalecer a sua coluna

Por Redação Doutíssima 05/08/2014

A acro yoga é a combinação da yoga, da acrobacia e da massagem tailandesa. Nesta forma diferente de atividade física, além de um treino intenso, existem muitos outros benefícios possíveis.

Em termos de movimentos e estilo, a acro yoga se assemelha à ginástica. A modalidade consiste em um parceiro que age como uma base, enquanto o outro executa asanas – posturas da yoga – com o apoio do parceiro base.

acro-yoga

Um dos grandes benefícios gerados na acro yoga é o fortalecimento dos músculos. Foto: Shutterstock

Com isso, a modalidade beneficia imensamente ambos os parceiros, além de reforçar o sentimento de confiança e construir uma profunda conexão entre a dupla.

Mas estes são apenas alguns dos efeitos sentidos pelos praticantes da acro yoga, já que a modalidade pode trazer resultados tanto no campo estético como na área terapêutica. Conheça mais sobre a prática neste artigo e veja como os movimentos podem fortalecer a sua coluna.

Prática pode fortalecer a coluna

Um dos grandes benefícios encontrados na prática da é o fortalecimento dos músculos e também da coluna vertebral. O segredo dos benefícios oferecidos à coluna está na postura correta dos exercícios.
Como resultado, a prática pode aliviar dores na coluna e nas articulações. Estes resultados são vistos devido às posições em que um dos participantes fica suspenso no ar, chamado pássaro.

Como funciona a acro yoga

Um parceiro (chamado de base) apoia o outro, em uma série de posturas aéreas. A base, na maioria das vezes, está acomodada deitada, e suporta a maioria do peso do parceiro com suas pernas estendidas.

As pernas, quando devidamente alinhadas com os tornozelos sobre os quadris, podem suportar uma grande quantidade de peso, de modo que uma pessoa pequena é capaz de sustentar uma pessoa com um peso maior do que o seu.

Além disso, a prática da acro yoga precisa de uma terceira pessoa, chamada de observador, que fica perto da pessoa base. O observador é quem garante que todos irão ficar seguros durante os movimentos, ajudando a trazer os parceiros de volta para o alinhamento se algum cair ou se precisarem de um apoio extra. Ter um observador é o que permite a base e parceiro a crescer e progredir.

A sessão de acro yoga

Normalmente, uma sessão de acro yoga começa com um círculo de abertura, que permite que os participantes façam exercícios de respiração e interação. Então, há sessões que envolvem uma sequência de posturas de yoga.

Em seguida, a sessão é iniciada em duplas para os alongamentos. São necessárias duas pessoas que confiam uma na outra. O próximo passo é a inversão. A sessão é concluída com uma massagem tailandesa que estimula o equilíbrio energético.

Mais benefícios

A prática pode moldar a personalidade do participante, melhorando os aspectos mentais, físicos e espirituais. A sua capacidade atlética, disciplina e concentração podem melhorar a sua personalidade e confiança.

Também pode ajudar a perder peso. A massagem tailandesa, igualmente, traz benefícios para a pele. Confira outros dos benefícios de praticar acro yoga:

– Aumentar a sua concentração;

– Aliviar o estresse do dia a dia;

– Melhorar a digestão de alimentos;

– Aumentar a eliminação de toxinas presentes no organismo;

– Melhorar a circulação do sangue.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!