Guia do Crossfit

Entenda quais são as diferenças entre crossfit e ginástica funcional

Por Redação Doutíssima 10/10/2014

Exercícios como crossfit e ginástica funcional ajudam a eliminar gordura, tonificar os músculos e aprimorar o condicionamento físico. Entretanto, para ter melhores resultados, é necessário que você conheça as diferenças entre esses dois modelos de atividades físicas.

 

crossfit-e-ginástica-funcional

Crossfit e ginástica funcional trabalham musculatura de forma integrada. Foto: Shutterstock

O que são crossfit e ginástica funcional

 

Tanto crossfit quanto ginástica funcional trabalham os músculos de forma integrada, e não isolada, como na musculação tradicional.

 

A ginástica funcional consiste em adaptar atividades do cotidiano para promover o ganho físico com movimentos orgânicos. Ou seja, na ginástica funcional, o praticante pode subir escadas, correr, saltar, agachar, entre outros. Esse tipo de treino também utiliza pesos livres (barras, alteres, bolas), além do peso do próprio corpo.

 

Mais dicas sobre fitness você encontra no Fórum Doutíssima

 

O crossfit é baseado em treinos de alta intensidade, com pausa curta e exercícios que trabalham todos os grupos musculares. Por conter um conjunto de atividades pesados e de forma explosiva, o praticante termina o treino se sentindo exausto. As séries envolvem equipamentos e acessórios como argolas, pneus, cordas, máquinas de remo e caixas para o jump box.

 

Benefícios do crossfit e ginástica funcional

 

Existem diversos benefícios físicos com a prática de crossfit e ginástica funcional. Um dos principais, o alto percentual de gasto calórico, é compartilhado pelas duas modalidades.

 

A ginástica funcional previne lesões, já que trabalha os músculos de forma global, sem forçá-los, e deixa a barriga chapada, pois fortalece o core, o centro de força do corpo, que são os músculos de abdômen, quadris e região lombar. Ela também deixa seu corpo definido, pois utiliza pesos livres (barras, bolas e halteres) e o peso do corpo para estimular o ganho muscular. Dessa forma, queima calorias e define os músculos sem exageros.

 

Já o crossfit é uma modalidade que busca o condicionamento exercício utilizando grande quantidade de peso. As sessões de exercício podem envolver sacos de areia e até pneus de caminhão para alcançar a intensidade máxima. Elas causam a liberação do GH e da testosterona, hormônios que aumentam a massa muscular e a queima de gordura.

 

Independentemente de qual modalidade você escolher, crossfit ou ginástica funcional, é importante que você consulte um orientador físico, que vai lhe dar todas as dicas para realizar as atividades corretamente.