O suor é um mecanismo muito importante para o funcionamento do nosso organismo – sua função é, basicamente, controlar a nossa temperatura interna. Quando ela está alta demais, os centros cerebrais responsáveis pelo equilíbrio térmico detectam esse aumento e ordenam a evaporação da água, que se dá pelo suor, aliviando a sensação de calor. Em algumas pessoas, no entanto, esse processo involuntário, também chamado de transpiração, é exagerado. O tipo mais comum desse problema é a sudorese nas mãos, que acabam ficando com um aspecto molhado e pegajoso.
Sudorese nas mãos também é chamada de hiperidrose
O controle da sudorese nas mãos é determinado pelo sistema nervoso autônomo, aquele responsável pelas batidas do coração, pelo ritmo respiratório e por outras funções que exercemos sem perceber.
No jargão médico, o excesso de suor nas mãos é chamado de hiperidrose. É um problema que pode afetar até mesmo o convívio social de uma pessoa – ela pode se sentir constrangida ao cumprimentar ou fazer carinho em alguém. Felizmente, há algumas receitas naturais e caseiras que podem fazer esse incômodo diminuir.
Como acabar com a sudorese nas mãos
Combater a sudorese nas mãos é muito mais fácil do que parece. Quem procura um remédio caseiro, simples e natural para acabar com o problema, vai encontrar no ramo de funcho a opção ideal. Mascar essa erva em jejum, diariamente, é muito útil para evitar as mãos suadas.
Mastigando um raminho de funcho, você consegue extrair de forma rápida todas as propriedades reguladoras contidas na erva. Além disso, o funcho oferece uma grande versatilidade de preparação. Isso assegura que, caso não seja agradável para você a ideia de mastigá-lo, é possível optar por outras alternativas, que são igualmente eficazes. Um bom está na da confecção de um xarope feito a partir de funcho e vinho.
Preparar essa receita é muito simples. Basta ferver aproximadamente 30 gramas de funcho em um litro de vinho, durante cerca de 10 minutos, e logo em seguida acrescentar uma xícara de mel ou açúcar mascavo – evite o açúcar branco. Feito isso, ferva por mais quatro minutos.
O funcho não será eficiente apenas na redução da sudorese, mas também para diminuir a intensidade do cheiro do suor. Recomenda-se sempre ter essa planta à mão. Ela não é apenas uma excelente solução para evitar o excesso de suor nas mãos, mas também no resto do corpo.
Outros métodos para acabar com as mãos suadas
Outra maneira de conter a transpiração e evitar a sudorese nas mãos é esfregar talco. A alternativa a esse produto é o pó de maisena, tão eficaz quanto. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez ao dia. Se você ainda prefere um suco, experimente tomar, sempre às manhãs, o de tomate. Ele é rico em antioxidantes e ajudará a normalizar a ação das glândulas sudoríparas.
Outro suco útil para reduzir a sudorese nas mãos é o de folhas de sálvia. É só bater um punhado delas com uma colher de mel e água a gosto, e beber a mistura diariamente. Se você gosta de frutas, opte por porções generosas de uvas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!