Os carboidratos são fontes de energia e o combustível para o bom funcionamento do nosso metabolismo. Ao mesmo tempo, podem ser os grandes vilões das dietas. Alimentos ricos em carboidratos costumam vir acompanhados de muitas calorias, pois o açúcar é o seu principal representante.
Riscar completamente os carboidratos não é a melhor estratégia para emagrecer dentro de uma dieta saudável e equilibrada. É possível escolher versões mais funcionais e com qualidade nutricional, como as opções integrais de massas, pães e biscoitos, que são os carboidratos complexos.
Quais alimentos ricos em carboidratos manter e quais cortar
Os alimentos ricos em carboidratos refinados realmente devem ser cortados se a ideia é afinar a silhueta. Eles têm rápida absorção, o que provoca altos picos de insulina – e pelo baixo teor de fibras, oferecem menos tempo de saciedade. Confira alguns inimigos da boa forma.
– Pizza
Essa delícia, na versão tradicional – rica em gorduras e queijos amarelos –, realmente deve ser banida da dieta. Além do excesso de carboidratos vindos da massa feita com farinha de trigo refinada, a gordura dos recheios e molhos acaba com qualquer dieta.
Uma fatia de pizza 4 queijos tem cerca de 420 calorias. Além de ser difícil parar em apenas um pedaço, a situação pode ser piorada com bordas recheadas de catupiry, cheddar, entre outros.
Se a vontade de comer pizza é insuportável e não há como ficar sem, opte pelas versões mais magras e lights, feitas com vegetais como brócolis, rúcula e queijos brancos. Se a massa for integral, melhor ainda.
– Biscoito recheado
Além de gostoso, tem gosto de infância, pois dificilmente uma criança não adora biscoitos recheados. Mas este item é vilão da dieta e da saúde. Além de ser mais um dos alimentos ricos em carboidratos, tem muitas gorduras saturadas e trans, que podem fazer o colesterol ruim aumentar.
Eles também são uma bomba calórica. Duas bolachinhas possuem, em média, 110 calorias.
– Folhados
Apesar de ser assado ao invés de frito, é um dos alimentos ricos em carboidratos, já que a sua massa é à base de farinha branca. E, para piorar, é um alimento super gorduroso, pois o efeito da massa se dá com generosas doses de gordura entre suas folhas.
– Biscoito cream cracker
Pode parecer um alimento leve, saudável e ideal para a dieta – não é. Apenas 4 unidades de biscoito são equivalentes a um pão francês. A farinha branca com que é feito tem muitas calorias, sendo um dos alimentos ricos em carboidratos.
Além disto, a cremosidade e crocância são garantidos com bastante gordura saturada na massa. Esse biscoito ainda possui sódio, que pode causar retenção líquida e inchaço.
– Arroz branco
Apesar de fazer parte da famosa dupla da alimentação brasileira, o tradicional arroz com feijão é muito mais saudável se for escolhida a versão integral. O arroz branco se transforma rapidamente em açúcar, sendo um carboidrato refinado, e vai manter você menos tempo satisfeito.
Já na versão integral, o grão do cereal é menos industrializado e possui mais nutrientes. As fibras ainda favorecem o trânsito intestinal e diminuem a absorção da glicose.