Por mais que os brasileiros de modo geral tenham o hábito de generalizar o Nordeste em sua cultura e culinária, é importante saber que não é bem assim. Cada estado tem suas semelhanças e também suas diferenças. Na gastronomia, por exemplo, as receitas do Piauí costumam ter uma forte presença da carne bovina e suas variações conhecidas como carne-de-sol e charque.
Temperos como salsinha, coentro e pimenta-de-cheiro, assim como o colorau e o leite de coco, são figuras carimbadas nos pratos deste estado que ama o sol e as cores vibrantes, ao contrário da culinária baseada em frutos do mar de Pernambuco e Bahia, por exemplo.
Receitas do Piauí para você preparar em casa
– Pirão de parida
O pirão de parida é uma das receitas do Piauí mais tradicionais – e, o melhor, super fácil de fazer. Para prepará-lo você vai precisar de uma galinha caipira temperada com sal, molho de vinagre, pimenta do reino e alho. Depois de marinar por uma hora, corte as juntas do frango e junte cebola, tomate e pimentões picados.
Refogue e deixe cozinhar com bastante água. Quando a galinha caipira estiver cozida, o que deve levar uns 40 minutos, acrescente meio quilo de farinha de mandioca até que fique consistente. Depois é só se deliciar com este prato saboroso.
– Capiau
O capiau nada mais é do que o xodó das receitas do Piauí. Saboroso, ele tem como base a carne-de-sol e a mandioca – ou macaxeira, como dizem os nordestinos. O preparo é bem simples. Corte um quilo de carne-de-sol em pedaços pequenos e tempere com alho, cebola, tomate, pimentões e tempero verde.
Leve tudo ao fogo para refogar. Em separado, coloque meio quilo de macaxeira para ferver e, quando a carne estiver quase pronta, misture tudo. É uma delícia.
– Carneiro com leite de coco
O leite de coco é um dos ingredientes mais usados nas receitas do Piauí e é, junto com o carneiro, a base desta receita saborosa. Para começar você vai precisar temperar o carneiro com a pimenta, alho, vinagre, vinho tinto e sal, deixando marinar por mais ou menos uma hora.
Em uma panela com pouca gordura, refogue tomates picados, pimentão, cebola e colorau. Acrescente a carne, mexendo e colocando água aos poucos para cozinhar. Assim que o cordeiro estiver cozido, coloque cheiro verde e, por último, o leite de coco, mexendo sempre.
– Baião de dois
Entre as receitas do Piauí mais apreciadas, o baião de dois nada mais é do que feijão com arroz bem temperado. E diga-se: uma delícia!
O preparo é bem simples: cozinhe um quilo de feijão com água e sal. Quando estiver quase cozido, junte meio quilo de arroz. Deixe cozinhando em fogo médio a baixo. Em uma panela em separado, doure 250 gramas de bacon, alho e cebola.
Depois de refogados misture 250 gramas de carne-de-sol, já cozida e desfiada, 250 gramas de charque e tempere com sal e pimenta. Misture às carnes o feijão com arroz e polvilhe com coentro e salsinha. Se quiser, você ainda pode juntar queijo. É a oitava maravilha da cozinha piauiense.