O término de um casamento é algo doloroso que envolve não apenas questões emocionais, mas também financeiras e a guarda dos filhos. Muitos relacionamentos, no entanto, não terminariam de forma traumática se o casal fosse capaz de notar sinais do fim do casamento antes da situação ficar insustentável.
Tapar o sol com a peneira é comum, arriscado e pouco efetivo na hora de resgatar os vínculos de uma relação. Você pode até pensar que a infidelidade é a principal evidência do término, mas existem outros sinais do fim do casamento tão importantes quanto uma pulada de cerca, mas que normalmente são deixados de lado.
Gelo na cama é um dos sinais do fim do casamento
A falta de carinho, amizade e a atenção entre o casal, assim como o distanciamento de planos, agressividade, falta de diálogo e gelo na cama, são exemplos. Tudo isso é evidência de que as coisas não estão bem, mas vocês fingem que está tudo certo e não fazem nada para mudar.
Às vezes, uma conversa franca e honesta é suficiente para colocar o casamento de volta aos trilhos. É bem possível que um dos dois note os sinais do fim do casamento e comece a mudar suas atitudes para que o outro perceba e também melhore.
Quando ainda há amor, a acomodação é o principal vilão, superando ela, o relacionamento tende a mudar. Por isso, mantenha uma rotina de diálogo, de interesse pelo dia a dia do outro. Fale o que lhe incomoda, mas mais importante do que isso, é elogiar. É dizer o que ele fez que lhe deixa bem, que lhe faz feliz. A recíproca acontece naturalmente.
Fique atenta aos sinais do fim do casamento
No dia-a-dia, alguns sinais do fim do casamento. São indícios de que as coisas não vão bem e, ao identificá-las, você pode tomar uma atitude para mudar a situação. Acompanhe:
– Desinteresse pelo sexo
– Falta de interesse pelo outro
– Distanciamento de planos futuros
– Não existem mais elogios, apenas críticas a sua aparência, escolha ou comportamento
– O que antes o deixava feliz, agora o incomoda
– Brigas e discussões constantes
– Ele faz atividades e passeios nos quais você não está inserida
– Não há mais manifestação de carinho em público. Mãos dados, beijos e abraços não acontecem mais
– Desrespeito e falta de consideração constante
– Ele faz reclamações sobre você para seus amigos e familiares mesmo com você presente
– Impossibilidade de diálogo sem que desencadeie uma discussão ou briga
– Ele começa a flertar com outras mulheres na sua frente
– Não há mais carinho ao longo do dia, ou seja, ele não te liga, não manda mensagem
– Exige individualidade constantemente
– Você passa a ir a festas e eventos da família sozinha
– Ele passa a dar preferência a outras e você deixa de ser prioridade
– Manifestações de carinho passaram a ser motivos de vergonha ou irritação
– Ele passa a ser evasivo e não te dá mais satisfação sobre qualquer coisa envolvendo a vida dele
– E o principal entre os sinais do fim do casamento está o desenvolvimento de uma vida separada da sua. Nada do que ele faz, sente ou projeta tem a sua presença.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!