Originário do Chile, o boldo é uma planta bastante utilizada em forma de chá para tratar problemas estomacais e de fígado. Com aroma forte muito parecido com o da hortelã, apresenta muitas propriedades curativas que auxiliam o trato digestivo. A responsável por essa função é a lactona, uma substância presente na planta e que digere gorduras.
Por isso, a erva também é utilizada como auxiliar na perda de peso, já que apresenta efeito diurético. Suas propriedades terapêuticas estimulam a vesícula biliar e auxiliam no funcionamento do intestino.
Benefícios do chá de boldo
O boldo é utilizado principalmente em forma de chá, como aliado em tratamentos de problemas como prisão de ventre, gastrite e outros de origem estomacal ou hepática. Ele contribui para o bom funcionamento do organismo, já que é um forte agente desintoxicante.
Além disso, alivia enjoo estomacal, desconfortos causados por intolerância alimentar, alivia crises de vesícula biliar, azia, dor de cabeça e mal-estar. Uma função interessante desse chá é ser utilizado para amenizar os sintomas de ressaca nos casos de ingestão de altas doses de bebidas alcoólicas.
Como preparar o chá de boldo
Para usufruir dos benefícios do boldo em diferentes situações, nada melhor do que preparar um chá com a planta. Ele pode ser feito com as folhas verdes ou secas, encontradas em casas de produtos naturais, supermercados e farmácias. Ele também pode ser plantado em casa, em qualquer espaço, inclusive em vasos pequenos, para quem não tem muito espaço.
Ingredientes
– 1 xícara de água fervente
– 1 colher de sopa de folhas de boldo
Modo de Preparo:
Ferva a água e coloque-a em uma xícara. Em seguida, acrescente as folhas da erva. Deixe repousar durante 10 minutos, coe e beba em seguida. Essa infusão pode ser bebida três vezes ao dia, após as refeições e antes de dormir.
Contraindicações
Mulheres grávidas ou lactantes, crianças e pessoas com problema de obstrução das vias biliares devem evitar o consumo de chá de boldo. Em qualquer caso, é preciso ficar atento à quantidade consumida dessa bebida, pois em excesso pode afetar o sistema nervoso.
Onde encontrar
O boldo é uma planta extremamente popular, e por isso é encontrado com facilidade em diferentes regiões do país. Muito rústico e resistente, sobrevive a condições adversas, como os períodos de seca – apesar de gostar de solos úmidos e férteis. Seu fácil cultivo o torna uma presença comum em hortas e jardins domésticos – ele cresce mesmo sem receber muitos cuidados.
A planta é encontrada em cinco variedades: o comum, o vernônia, o do Chile, o europeu e o dos Andes. Esse último é o mais comum no Brasil, atingindo de um a dois metros de altura e apresentando flores azuis e folhas de aroma forte.
Como cultivar
Trata-se de uma planta de fácil cultivo que, mesmo sem cuidados especiais, se mantém saudável. É extremamente resistente e pode ser plantada em todas as regiões do país. Uma vez que não demanda cuidados especiais, é ideal para aqueles que desejam ter um canteiro com plantas medicinais, porém não dispõem de tempo para se dedicar ao cultivo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!