A maioria das pessoas consideram o dente de leão uma erva invasora que aparece em gramados e canteiros de flores na primavera. Mas a verdade é que essa planta é um alimento muito nutritivo, e possui um alto teor de proteína. As flores são comestíveis e podem ser usadas para fazer um tipo especial de vinho, enquanto as raízes são um estimulante do apetite eficaz.
Saiba mais sobre o dente de leão
Para uma planta, o dente de leão possui uma alta quantidade de proteína, mais ou menos 14% do seu peso. Por esse motivo, ela funciona como um alimento de sobrevivência em caso de necessidade. Ela também contém níveis elevados de uma variedade de diferentes vitaminas e minerais, como magnésio, cálcio, potássio, vitamina C, vitaminas do complexo B e vitamina A.
Com isso, existem várias propriedades medicinais da planta que podem tratar icterícia, gota, e problemas do fígado e da bexiga. Além disso, pode atuar em uma melhoria da saúde digestiva, melhorando o apetite, purificando o sangue e trabalhando como um diurético.
Existem muitos remédios caseiros que usam esta planta poderosa, e cujos benefícios muita gente não conhece. Conheça, abaixo, os melhores métodos caseiros de tratar complicações de saúde com a erva.
Melhores remédios caseiros com dente de leão
Endometriose
Muitos herbalistas recomendam a planta para aliviar os sintomas da endometriose. Ela fortalece o fígado e os rins, e também ajuda a regular os níveis hormonais. Coloque uma colher de chá de raiz de dente de leão seca em um copo. Despeje a água quente no copo, cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e adicione o mel para o gosto. Beba este chá duas ou três vezes por dia.
Pedra na vesícula
A erva é muito útil no tratamento de pedra na vesícula, também conhecida como cálculo biliar. A planta contém um composto que ajuda a desintoxicar e metabolizar gordura acumulada no fígado. Quando o órgão começar a funcionar corretamente, auxilia no funcionamento da vesícula biliar.
Para isso, você deve preparar um chá de ervas, adicionando duas colheres de chá de folhas da planta e uma colher de chá de folhas de hortelã, mantendo em infusão por 15 minutos. Finalmente, coe e beba este chá ao longo do dia.
Desintoxicação
Outro grande benefício do dente de leão é o seu poder de desintoxicação, devido às suas propriedades diuréticas. Além disso, ele promove a limpeza dos rins, da bexiga e alivia a questões como a retenção de líquidos, dores de estômago e prisão de ventre.
Ele ainda contém nutrientes como ferro, magnésio, potássio, cálcio, e vitaminas B e C. Ferva duas colheres de chá de raiz de dente de leão em um copo de água. Desligue o fogo, cubra o recipiente e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Beba este chá duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite, por alguns dias ou semanas.
Enxaqueca
O chá da raiz da planta contém muitas vitaminas, como A, B, C e D, ferro e nutrientes que proporcionam o alívio do inchaço e enxaquecas. Para isso, basta usar meia colher de sopa de pó de raiz de dente de leão, uma xícara de água, ¼ pau de canela e um pouco de mel.
Misture todos os ingredientes em uma panela, exceto o mel, e deixe ferver. Coe o chá e adicione um pouco de mel para adoçar. Beber um copo por dia vai, certamente, ajudar a dar alívio da enxaqueca.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!