Ao contrário da masculina, a infidelidade feminina ainda é encarada como tabu e é cercada de preconceitos tanto por homens quanto por mulheres. A sociedade, os amigos e a família, quando descobrem, não compreendem os motivos da traição e, em geral, forçam o homem à separação.
Quando a situação é inversa, eles acabam por ser perdoados com mais facilidade pela parceira. Mas o que leva uma mulher a trair?
O homem é culpado pela infidelidade feminina
De acordo com alguns pesquisadores de relacionamentos, o principal motivo para a infidelidade feminina é o próprio homem. A insatisfação com o parceiro está no topo das justificativas das mulheres para uma pulada de cerca. Elas afirmam que só traem quando falta amor, sexo, romance e atenção.
Algumas ainda são motivadas por vingança, pois já foram traídas em algum momento da relação, e outras para aumentar a autoestima. Os homens justificam suas traições por três razões menos complexas: instinto, vocação e atração física.
A posição da mulher na sociedade contemporânea, na qual ela tem mais liberdade e independência financeira, pode proporcionar mais condições para que ela traia o parceiro. Esse novo momento também altera os motivos da infidelidade feminina que estão longe de estar liga ao homem.
Assim como o time masculino, elas também podem trair por impulso, para satisfazer um desejo momentâneo, ou por vontade de ser desejada por outro homem. A grande questão envolvendo estas novas ações é que a mulher ainda se vê como vítima, mesmo que apenas o desejo dela tenha motivado a traição.
O que vem depois de uma infidelidade feminina
Diferentemente de outros momentos da história, a mulher aprendeu a separar o parceiro oficial do amante. Ela já consegue até manter longos relacionamentos com outra pessoa, mesmo tendo uma relação oficial, exatamente como os homens fazem há séculos.
A infidelidade feminina também não é mais motivo para que a mulher queira se separar do marido e desfazer sua família. Elas pulam a cerca, têm novos desejos, mas ainda assim fazem questão de manter a família unida, nem que seja aos trancos e barrancos. A mulher não hesita em terminar uma relação paralela pelo bem da família.
E apesar de todas essas mudanças, as mulheres, mesmo perdoando mais do que os homens, ainda têm na traição do parceiro o principal motivador para o divórcio. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), 71% das separações pedidas pelas mulheres estão ligadas à traição.
O que leva a mulher a trair?
De acordo com o livro Por que homens e mulheres traem?, da antropóloga Mirian Goldenberg há várias razões para a traição de homens e mulheres, mas a infidelidade feminina tem uma lista de motivos maior. Veja alguns:
– Falta de amor
– Falta de diálogo
– Falta de sexo
– Falta de atenção
– Falta de carinho
– Falta de comunicação
– Tédio
– Defeitos do parceiro
– Insatisfação com o parceiro
– Crise na relação
– Rotina
– Vingança
– Carência
– Solidão
– Para sentir-se desejada
– Necessidade de sentir-se amada
– Necessidade de sentir-se bonita
– Curiosidade de conhecer um novo parceiro sexual.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!