Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da jasmine

Por Redação Doutíssima 19/12/2014

A jasmine é uma flor muito popular em todo o mundo, especialmente devido à sua fragrância exclusiva. Nativa das regiões tropicais e quentes ou temperadas, essa não é apenas uma planta ornamental, já que possui propriedades que fazem bem à saúde. Tanto a flor quanto o óleo produzido da planta são usados para fins variados, prevenindo doenças e curando feridas.

 

Saiba mais sobre a jasmine

 

Não só na Índia, mas também na China, a flor tem sido usada para tratar doenças por milhares de anos, já que contém vários compostos diferentes, como o ácido salicílico, linalol e outros alcaloides – que dão o seu amargo e as propriedades adstringentes.

 

jasmine

Além de ser uma bela flor, a jasmine proporciona benefícios medicinais. Foto: iStock, Getty Images

As flores da planta são usadas na forma mais simples possível, através de um chá, mas também é possível fazer o uso do óleo extraído da planta, que é usado na aromaterapia para qualquer tipo de dor física.

O óleo de jasmine é um poderoso antisséptico, sedativo e tônico, recomendado para dificuldades respiratórias, tosse e debilidade nervosa. Além disso, estas flores fabulosas possuem outros benefícios, úteis para tratar várias condições de saúde. Veja, abaixo, tudo que essa planta pode fazer por você.

 

Benefícios medicinais da jasmine

 

Afrodisíaco natural

Estas flores brancas têm uma fragrância masculina e sensual, o que confere a elas alguns poderes afrodisíacos mágicos. Elas relaxam a pessoa completamente, desbloqueando as inibições sexuais. Também preparam o homem e a mulher para se expressar, pois conseguem desencadear a secreção de hormônios sexuais essenciais.

Alivia o estresse e depressão

Cheire um punhado de brotos de jasmine frescos para acabar com os seus níveis de estresse. Os ingredientes aromáticos da flor acalmam todos os sentidos e com os pensamentos negativos, e enche você de energia. Apenas duas gotas de óleo já ajudam a vencer o estresse, a fadiga, o nervosismo, a ansiedade, a tensão e até mesmo o vício.

Melhora os níveis de colesterol

Além do relaxamento, chá dessa flor possui outras propriedades promissoras. Uma pesquisa em animais mostrou que  ele pode diminuir significativamente os níveis de colesterol no sangue, embora ensaios específicos com os seres humanos continuam ainda sendo realizados. Se isso for realmente comprovado, este chá é uma ótima forma de atuar na prevenção de um acidente vascular cerebral ou doenças cardíacas.

Previne câncer

Os benefícios da jasmine decorrem, principalmente,do fato de que ela raramente ser fermentada, por isso, preserva o seu conteúdo natural de catequinas. As catequinas são um poderoso grupo de antioxidantes, que podem diminuir o risco de câncer. Além disso, componentes da planta inibem as ações da enzima que favorece o crescimento de células cancerosas no corpo.

Ajuda na cura de feridas

Quando usada topicamente, as propriedades antissépticas naturais e desinfetantes dos componentes químicos da jasmine auxiliam na limpeza adequada e na cura de algumas feridas. O ácido benzoico e o benzoato de benzila são alguns desses componentes, responsáveis ​​pela higienização das lesões.

Cuidados e precauções

Não é recomendado consumir chá dessa planta em grandes quantidades, principalmente em casos de gravidez. Também não é recomendado o consumo desse chá com o estômago vazio, pois ele pode causar desconfortos estomacais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!