O anel de compromisso serve para identificar um casal de namorados que estão em um relacionamento estável e que querem um símbolo de seu comprometimento. Entretanto, propor ao seu namorado para vocês usarem o anel é algo muito particular de cada relação.
É preciso avaliar o tipo de relação que vocês possuem e, consequentemente, o nível de intimidade que compartilham. Isso evitará que você crie uma situação desconfortável, parecendo algum tipo de pressão da sua parte, o que pode fazer ele negar a proposta.
Como chegar ao anel de compromisso
O ideal é que esse passo aconteça de forma natural, sem pressão de nenhuma parte, compreendendo que não é algo para mostrar aos outros, mas para simbolizar o que vocês sentem um pelo outro.
É importante que o anel de compromisso não seja utilizado na tentativa de garantir fidelidade e anos de relacionamento duradouro. Nenhum anel vai garantir que o outro fique com você ou que seja fiel, isso virá de acordo com a relação que vocês construírem.
O que considerar antes de adotar o anel de compromisso
Não existe tempo certo, tudo vai depender da intensidade do relacionamento de vocês, da sua visão de futuro juntos e, principalmente, se estão certos de seus sentimentos. Entretanto, o período entre três meses a um ano pode ser considerado ideal.
Ao propor o anel, explique o porquê dessa sua vontade. Se seus motivos forem os corretos, fale de seus sentimentos, de como vê vocês no futuro e do quanto essa pessoa é importante para você. Uma tática interessante é dizer que, usando um anel de compromisso, os homens não irão mais abordá-la achando que você é solteira.
A escolha do anel de compromisso se dá basicamente em função do gosto pessoal de cada casal. Porém, a ideia original do anel era de ser diferente da aliança de noivado, que deve ser de ouro. Portanto, o ideal é que esse seja de prata ou metal. Entretanto, quanto à espessura, a possíveis inscrições e demais detalhes estéticos, isso tudo cabe a vocês.
Evite se antecipar. Dizer que o próximo passo será uma aliança de noivado pode assustar seu namorado. Mesmo que ele ame você, ele pode não pensar em casamento no momento por uma questão de situação de vida.
Não use o anel para ameaças. Por exemplo, dizer que se ele tirar o anel sua relação está acabada. Você não vai segurar seu namorado com um anel.
Também não convém sair por aí anunciando para todos a novidade. Esse é um momento íntimo de vocês dois. Seu namorado pode se sentir desconfortável se você sair anunciando o ocorrido como se vocês tivessem noivado.
Estamos no século 21 e, portanto, a mulher propor o anel de compromisso para o namorado é permitido. Entretanto, evite assustá-lo com atitudes carentes, possessivas e passionais demais. Por fim, se você está decidida a tomar esse passo mais ainda não sabe em qual dedo e mão vai o anel de compromisso: é no mesmo do de noivado, o anelar da mão direita.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!