Clínica Geral

Saiba como evitar a candidíase

Por Redação Doutíssima 10/01/2015

Esta época do ano é uma das mais difíceis para controlar mas é possível descobrir como evitar a candidíase. A infecção é causada por um fungo muito comum e presente no trato intestinal de homens e mulheres, a Candida albican.

Tire o biquíni molhado

O calor, a umidade, a alteração do pH e da imunidade, provocada pela alteração de temperatura, favorecem a proliferação do fungo durante o verão. Se você é daquelas que sai da piscina ou do mar e fica esperando o biquíni secar no corpo, pode ter certeza que é uma forte candidata a desenvolver candidíase.

como evitar a candidíase

Verão é epoca de maior ocorrência de candidíase. Foto: iStock, Getty Images

Os sintomas mais comuns da infecção por cândida são: secreção vaginal densa, espessa e branca, vermelhidão da vagina, coceira, odor e dor ao urinar. O fungo está presente em uma a cada cinco mulheres, e os sintomas geralmente surgem nelas.

O fungo, que está presente no intestino, se prolifera durante o ato sexual, por isso, para saber como evitar a candidíase é recomendado o uso de camisinha. Mas é preciso que a vagina esteja bem lubrificada, caso contrário o preservativo pode contribuir para o desenvolvimento do fungo.

É importante na hora de saber como evitar a candidíase que o fungo gosta de lugares quentes e úmidos, por isso a vagina é o lugar ideal. No entanto, infecções por cândida também podem acontecer na pele, nas unhas, garganta, boca e corrente sanguínea.

Dependendo do local, a gravidade aumenta. Na região genital, ela é de fácil controle e tratamento.

 

Tratamento para candidíase

A maior parte das mulheres nem sabe que tem cândida, pois é assintomática, não precisando de medicamentos. Em casos onde a intervenção é necessária, o tratamento dependerá do local do fungo.

Se for na vagina o tratamento será com remédios antimicóticos e pomadas antifúngicas de uso tópico. Quando a mulher tem parceiro fixo ele também deve tomar o medicamento oral, mas não precisa usar a pomada.

Como evitar a candidíase na gestação

A gravidez é um momento na vida da mulher onde o corpo passa por profundas transformações, aumento de peso, mancha no rosto, vômitos, dores, e a gestante ainda pode sofrer com infecção vaginal, a mais comum é a causada pelo fungo Candida albican.

É praticamente impossível saber como evitar candidíase na gestação em mulheres que sofrem de infecções repetitivas. Os cuidados, no entanto, devem ser os mesmos que os das mulheres não gestantes, como evitar calcinhas justas, roupas úmidas e controlar o pH vaginal.

A candidíase na gestação deve ser tratada de acordo com o estágio da gravidez. A presença do fungo no organismo da mãe não faz mal para o bebê, mas infecções de repetição podem provocar parto prematuro. Caso a criança seja contaminada pelo fungo podem surgir manchas brancas na boca do bebê, mas o tratamento é fácil e sem complicações.

Veja dicas de como evitar a candidíase

Além de usar preservativo nas relações sexuais, a mulher também deve tomar alguns cuidados a fim de saber como evitar a candidíase.

  • Prefira calcinhas de algodão
  • Não compartilhe calcinhas
  • Evite calcinhas, bermudas e calças muito apertadas
  • Não use protetor diário
  • Durma sem calcinha para que haja circulação de ar na região íntima
  • Faça a higienização da região íntima com sabote próprio para o local, o ideal é ter indicação médica; caso contrário, use apenas água
  • Use papel higiênico sem cheiro e de folhas brancas
  • Não fique com o biquíni molhado por muito tempo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!