Genuinamente brasileira, a caipirinha é um drink apreciado de Norte a Sul do País. E quando os gringos visitam “terra tupiniquim”, se encantam pela bebida tradicionalmente preparada com limão, cachaça, gelo e açúcar. Não há um consenso sobre o surgimento da caipirinha.
Caipirinha surgiu em São Paulo
Contudo, a história mais popular sobre sua origem começa por volta de 1918, no interior do estado de São Paulo. Conforme reza a lenda, a bebida teria surgido a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola.
Então, alguém teve a ideia de fazer o “remédio” sem o alho e o mel. Em seguida, colocou duas colheres de açúcar para amenizar a acidez do limão. E, para aliviar o calor tropical, veio o toque final com gelo. Pronto, habemus caipirinha!
Que tal uma caipirinha light?
A caipirinha tradicional é uma delícia, mas nada impede que você experimente variações mais leves da bebida. Confira a seguir cinco receitas de “caipirinha light”:
1. Com suco de frutas light em pó
Ingredientes:
1 sachê de suco de frutas light em pó
1 xícara de vodka
2 xícaras de água
Gelo
Modo de Preparo:
Receita simples e prática. Encha um copo com gelo, completando com uma parte de destilado (vodka ou cachaça) para duas de água. Depois disso, comece a salpicar a gosto um suco de frutas light em pó. Depois de mexer bem, é só aproveitar.
2. Com adoçante
Ingredientes:
1 limão cortado em quatro partes (sem o miolo branco)
1 xícara de vodka
Adoçante (a gosto)
5 cubos de gelo
Modo de Preparo:
Para fazer não tem mistério, é o mesmo processo da caipirinha tradicional (expremer o limão, colocar a vodka, acrescentar o gelo e mexer), se não fosse o adoçante. Só cuide para não abusar do adoçante e errar o ponto. Feito isso, é só curtir a caipirosca com 0% de açúcar.
3. Com mel
Ingredientes:
1 dose de cachaça
1 limão cortado em quatro partes (sem o miolo branco)
1 colher (sopa) de Mel
3 cubos de gelo
Modo de Preparo:
E segue o mesmo processo da caipirinha tradicional (expremer o limão, colocar a cachaça, acrescentar o gelo e mexer). No lugar do açúcar, utilize o mel. Dica: usando uma vasilha apropriada, aqueça o mel por 10 segundos no forno microondas. Isso vai fazer com que o mel fique menos espesso e mais fácil de ser diluído na mistura da caipirinha.
4. Caipivodka de melancia
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de melancia em cubos e sem sementes
1 dose (50 ml) de vodca
1 envelope de adoçante em pó
Gelo picado a gosto.
Modo de Preparo:
Essa dica é super rápida. Basta colocar a melancia num copo junto com o adoçante e, em seguida, acrescente o gelo picado e a vodca. Voilà, está prontíssima. Aí você pergunta: não precisa espremer os cubos de melancia? Não! A pedida é aproveitar a colher para mexer e o drink comer a fruta no copo mesmo.
5. Caipirinha “Senzala Light“
Ingredientes:
2 colheres de polpa de melancia
1 unidade pêssego em calda
8 folhas de hortelã
20ml de licor de pêssego
70ml de saquê
1 galho de hortelã
3 unidades pedras de gelo picado.
Modo de Preparo:
Coloque as colheres de polpa de melancia, o pêssego em calda, as folhas de hortelã e o licor de pêssego em um copo de caipira. Em seguida, macere as frutas e acrescente as pedras de gelo e o saquê. Depois de mexer bem, coloque o galho de hortelã para dar aquele toque decorativo e aprecie.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!