Você já ouviu falar no Wechat? Lançado pela chinesa Tencent, como alternativa ao rival WhatsApp, ele também é um aplicativo para smartphone. Com ele, é possível compartilhar mensagens de texto e de áudio, além de arquivos de fotos e vídeos.
Ele está disponível para os sistemas operacionais iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Symbian. Mesmo que os dois aplicativos atuem como mensageiros instantâneos, eles apresentam algumas funções distintas.
Veja 6 funções que o WeChat tem, e o WhatsApp não
A versão chinesa do WhatsApp leva vantagem em vários quesitos, mas nem mesmo com o maior número de recursos faz o pioneiro americano perder a a majestade quando o assunto é enviar mensagens somente para seus amigos.
Neste ponto, o aplicativo WhatsApp ainda é a melhor escolha. Veja as outras funções que o chinês WeChat é mais vantajoso do que o americano WhatsApp:
1. Chamada de vídeo
Como já vimos, tanto o WhatsApp quanto a versão chinesa permitem o envio e a troca de vários tipos de mídia, como texto, áudio, vídeos e fotos. O aplicativo chinês também é capaz de fazer chamadas de vídeo semelhantes ao serviço que o Skype oferece.
2. Quem está por perto
O WeChat também oferece dois recursos bem bacanas. O “Olhar ao Redor” apresenta uma lista de usuários que estão na mesma área que você e, assim, permite a interação. O “Agitar” permite que você encontre outras pessoas ao redor do mundo e que também estejam agitando o celular naquele momento. Meio bobo esse segundo, mas divertido!
3. Compartilhamento de foto
Outro recurso legal do aplicativo chinês, que o WhatsApp não tem, é a possibilidade de compartilhamento de fotos a partir de um perfil do usuário. Isso só acontece se o perfil for ativado como público, assim outras pessoas também podem ver e comentar.
4. Menos dependência do teclado
O aplicativo WeChat traz, em sua interface, o acesso para os botões do aparelho e para encontrar as opções. Já o WhatsApp é dependente de botões.
5. Além da lista de contatos
Ao contrário do WhatsApp, o WeChat permite que o usuário converse com pessoas fora da lista de seus contatos.
6. Sem cobrança
O WhatsApp é gratuito apenas no primeiro ano, depois passa a ter um custo de US$ 0,99 (algo como R$ 2,05) por um ano. A política de lucro do WeChat é diferente. O app chinês aposta na venda de jogos incluídos no aplicativo e em emoticons personalizados.
WeChat e WhatsApp também em versão desktop
O WeChat foi pioneiro na versão desktop. Oferecida desde o início do app, ela é acessada depois que o usuário escaneia um código QR no smartphone. Assim, a conta do celular fica conectada ao computador, o que permite ao usuário trocar arquivos entre os dois dispositivos.
O WhatsApp lançou sua versão para desktop no último dia 21 de janeiro. Segundo o comunicado do CEO da companhia, Jan Koum, os usuários devem usar o navegador Google Chrome e, por enquanto, quem usa o sistema operacional da Apple, iOS, não poderá acessar suas mensagens pela web.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!