Motivação

Como repor as energias depois de semanas de férias

Por Redação Doutíssima 03/03/2015

As férias terminaram e, para a maioria das pessoas, a volta às atividades pode ser uma tortura.  A sensação de cansaço pode esconder pequenos problemas ocasionados pela falta de cuidado com a saúde nesse período. Se esse é o seu caso, saiba como repor as energias para começar o ano revigorado.

repor-as-energias

Voltar à rotina ou estabelecer novas metas é um processo menos difícil do que você imagina. Foto: iStock, Getty Images

Repor as energias: diga não às dietas restritivas

 

É natural voltar das férias com alguns quilinhos a mais. Tudo porque é um período no qual os exercícios físicos, para quem pratica regularmente, costumam ficar em segundo plano. Ou mesmo, por ser um período de experimentações culinárias, que sempre tira muita gente da da rotina alimentar.

Mas voltar das férias e enfrentar uma dieta restritiva não é a melhor solução para repor as energias. Para manter o pique, consuma alimentos que são fontes de energia, ricos em fibras.

As frutas são as melhores amigas do seu organismo. Comece inserindo mais  em seu cardápio e, aos poucos, ir regulando sua alimentação até chegar em uma dieta hipocalórica. Entrar em uma restrição alimentar após sair de férias é sinônimo de cansaço e desânimo.

Hidrate-se

 

A água é um dos melhores remédios para o corpo. Sucos naturais são importantes, porém nada substitui o poder tonificante dela. Aumente a quantidade de líquidos ingeridos. Desta forma seus rins irão trabalhar mais e melhor acelerando os processos de desintoxicação do organismo.

Para ajudar na tarefa e não esquecer da quantidade recomendada, a dica é utilizar aplicativos que lembram que está na hora de beber água. Além de divertidos, eles estabelecem metas e fazem com que o ato de se hidratar seja tão natural quanto prazeroso.

O aplicativo Water Balance tem esse objetivo e está disponível tanto para dispositivos Android como iOS.

Consuma alimentos detox

 

Repor as energias depende de um organismo livre de qualquer resíduo dos abusos cometidos nas férias. Afinal, quem mais sofreu nessa época de descanso foi o fígado, principalmente se houve exageros no consumo de álcool ou substância tóxicas.

Aliar boa alimentação, água e alimentos ou sucos detox – que tem o objetivo de limpar o organismo de uma maneira mais pontual – é a melhor forma de repor as energias. Abacaxi, gengibre, hortelã e peixes, são alguns alimentos que podem ser incluídos no dia-a-dia de maneira fácil e prática.

Para repor as energias é necessário disciplina

 

Quando falamos em disciplina logo nos pensamos em algo rígido e bastante chatinho de seguir. A boa notícia é que, nem sempre isso é verdade. Ter disciplina depois das férias significa adotar hábitos simples e que, a curto e médio prazo, farão milagres pela sua vitalidade.

Estabelecer horários para dormir e acordar vai ajudar a repor as energias durante à noite para enfrentar o dia de maneira mais prazerosa.

Horários para se alimentar e ter sempre à mão barras de cereal caso não queira passar muitas horas sem comer, também são importantes. E, acima de tudo, manter o bom humor, afinal, as férias são passageiras mas as boas lembranças duram o ano inteiro.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!