Receitas

Aprenda 3 receitas simples e deliciosas com cacau

Por Redação Doutíssima 28/03/2015

Que o cacau é a matéria-prima do chocolate, muitas pessoas sabem. Isso já é o suficiente para determinar o fruto como item especial. Mas o que poucos sabem é que, na antiguidade, esse alimento já era consumido pelas culturas pré-colombianas.

 

Em 26 de março, comemora-se o dia desse fruto com o intuito de incentivar a discussão de soluções para a sua produção, que no Brasil se concentra especialmente nos estados do Espírito Santo e da Bahia.

cacau

O fruto do cacaueiro é rico em antioxidantes e pode ser utilizado na dieta. Foto: iStock, Getty Images

3 receitas fáceis com cacau

Ao abordar as informações nutricionais sobre a composição do fruto, é possível perceber que o alimento é rico em antioxidantes, e que pode ser um ótimo aliado da dieta. Confira a seguir três saborosas receitas com o fruto.

 

1. Chocolate Quente Cremoso

 

Ingredientes:

 

1/3 de xícara de pó de cacau (sem açúcar)

3/4 de xícara de açúcar

1 pitada de sal

1/3 de xícara de água fervente

3 xícaras e meia de leite

3/4 de uma colher de chá de extrato de vanila

1/2 xícara de chantilly.

 

Modo de Preparo:

 

Coloque o pó, o açúcar e uma pitada de sal em uma panela. Misture na água fervente e mexa por durante cerca de dois minutos, com cuidado para não queimar. Adicione as três xícaras e meia de leite e aqueça até ficar bem quente, mas não deixe ferver. Divida entre quatro canecas e adicione o chantilly.

 

2. Brownie

 

Ingredientes:

 

1/2 xícara de manteiga

1 1⁄4 xícaras de açúcar

3/4 de xícara mais 2 colheres (sopa) de cacau em pó

1 pitada de sal

1/2 colher de chá de extrato de baunilha

2 ovos

1/2 xícara de farinha de trigo

2/3 xícara de nozes

 

Modo de Preparo:

 

Preaqueça o forno a 160°C. Forre o fundo e as laterais da forma com papel manteiga. Misture a manteiga, o açúcar, o cacau e o sal e bote em banho-maria. Mexa até a manteiga derreter e a mistura ficar bem quente.

 

Retire do fogo e reserve até que a mistura fique apenas morna. Misture a baunilha e coloque os ovos um de cada vez.

 

Quando a massa ficar espessa e brilhante, adicione a farinha e mexa. Adicione as nozes e espalhe a massa na forma. Asse no forno por cerca de 20 a 25 minutos.

 

3. Trufa de Banana

 

Ingredientes:

 

160g de chocolate

80g de chocolate meio amargo

1⁄4 de xícara de manteiga

1⁄4 de xícara de açúcar

2 bananas médias

2 colheres (sopa) de rum

1 colher (sopa) de cacau.

 

Modo de Preparo:

 

Coloque os chocolates em uma tigela e reserve. Em uma panela, misture a manteiga e o açúcar e leve para ferver. Adicione as bananas e mexa por cinco minutos. Acrescente o rum e mexa por mais um minuto.

 

Retire do fogo, misture o cacau e deixe descansar um minuto. Coloque a mistura na geladeira.

 

Origem do cacau

O alimento vem das regiões tropicais da América Central. De acordo com o site da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, quando os primeiros espanhóis chegaram à América, ele já era cultivado pelos Astecas (México) e pelos Maias (América Central).

Ele era consumido em forma de bebida, com as sementes torradas e moídas misturadas com água.

Inicialmente, o gosto amargo da bebida não agradava aos europeus, que foram adicionando especiarias e açúcar. Até que passou a ser consumido em tablete – originando o conhecido chocolate.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!