O outono não é simplesmente a estação em que as folhas caem. Ele representa também uma época de importância para a alimentação. A explicação é simples: a riqueza e variedade de frutas da estação nos permite uma mesa tão variada que vale a pena investir somente na produção fresca, direto do pé.
Por que comer frutas no outono?
Claro que é importante consumir frutas ao longo do ano todo. Porém, segundo informações da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), é no outono que as frutas e as hortaliças ficam mais saborosas para o paladar humano.
Além de se deliciar com a variedade das frutas, há outro ponto que merece atenção. O consumo das frutas, no outono e nas outras estações, ajuda a manter o organismo saudável.
De acordo com informações da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o consumo desses alimentos, aliado à prática regular de atividade física, pode ajudar a diminuir a ingestão de calorias nos períodos de clima mais ameno.
Veja 12 frutas do outono
O início do outono traz mais cor, beleza e aroma à mesa. Para ajudar você a escolher seu cardápio, separamos uma relação com 12 sugestões. Lembre que, além das frutas, essa é uma boa época para inserir verduras e legumes na dieta, proporcionando mais qualidade de vida.
1. Abacate
Rico em gorduras monoinsaturadas, fibras, ácido fólico e potássio. Proporciona o aumento do bom colesterol (HDL) e combate o colesterol ruim (LDL).
2. Abacaxi
Fonte de vitaminas A, B1 e C, cálcio, manganês, potássio, ferro, fibras e água. Possui a enzima bromelina, que ajuda na digestão e na redução de inflamações.
3. Banana
Fonte de potássio, triptofano, vitamina B6 e fibras. Beneficia a digestão, alivia e restaura o intestino após a prisão de ventre ou a diarreia e protege contra doenças cardíacas.
4. Caqui
Tem betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres, além de cálcio e ferro.
5. Coco
Rico em vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), A e C. Fornece energia, contém sais minerais e fibras, que estimulam a saúde intestinal.
6. Goiaba
Com vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis, tem baixo valor calórico. Contém licopeno, substância que ajuda na prevenção do câncer de próstata.
7. Laranja
Vitamina C, cálcio, fósforo e ferro, melhora a imunidade e traz vários antioxidantes, que ajudam a reduzir colesterol e inflamações. Sua casca interna contém fibras solúveis capazes de favorecer o emagrecimento e reduzir problemas intestinais.
8. Limão
Alto teor de vitamina C, antioxidantes, poderoso no combate aos radicais livres. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos.
9. Maçã
Oferece vitaminas A, B e C, fósforo, cálcio, ferro e potássio, tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas, diuréticas e depurativas. Adstringente, beneficia garganta e cordas vocais.
10. Mamão
Vitaminas A e C, cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio. Rico em fibras, previne e trata a constipação intestinal. É anti-inflamatório, calmante, diurético e laxante.
11. Maracujá
Rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como fósforo, cálcio e ferro. Também tem passiflorina, com propriedades sedativas, que pode ser usada como calmante natural sem causar dependência ao organismo
12. Pera
Vitaminas A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, ferro, fósforo, enxofre, magnésio, silício e niacina. Auxilia no emagrecimento pela presença de fibras e porque traz um açúcar chamado levulose, mais doce e capaz de reduzir a vontade de comer chocolates.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!