Homens

Confira dicas para acertar na compra de sapatos masculinos

Por Redação Doutíssima 17/04/2015

Os sapatos masculinos, essenciais na composição de um visual, podem confundir os homens na sua variedade de opções, que vão desde os clássicos aos mais estilosos. São bons aliados na hora de alterar a cara de uma roupa, mas correm risco de gerar conflitos estéticos quando usados de forma equivocada.

 

Para ajudar na escolha dos sapatos masculinos, fique atento às dicas a seguir.

sapatos masculinos

Sapatos masculinos são aliados na hora de complementar o visual. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de sapatos masculinos

Não pense que a variedade no mundo dos calçados pertence somente às mulheres. Os sapatos masculinos estão ganhando cada vez mais modelos e cores para que o homem não caia na mesmice.

Oxford

A característica que define o Oxford são os furos nas abas para os cadarços feitos em uma peça de couro que parte da sola do sapato, enquanto nos outros modelos as perfurações são feitas em peças costuradas no meio do sapato.

Outro detalhe muito comum no Oxford é a biqueira de couro, mas não é permanente, podendo estar ausente em alguns modelos. É um calçado formal que fica muito bem com terno e, em suas verões em camurça, com jeans ou sarja em looks mais casuais.

Derby

Os sapatos masculinos Derby, também conhecidos como Blütcher, são um derivado do modelo Oxford. É um calçado pouco mais casual que o Oxford, mas mesmo assim pode acompanhar um traje formal.

Monk

Esse modelo possui uma alça de couro presa por uma fivela de metal em sua lateral. Possui também uma versão com duas alças e duas fivela que anda em alta nos últimos anos. É um sapato formal, mas ainda assim não supera o modelo Oxford.

Mocassim

A sua característica é a costura lateral alta que vai da ponta a lateral do peito do pé. Por ser bem casual, a preferência é que seja usado sem meias com jeans e até bermudas.

Loafer

É uma versão mais modernizada e sofisticada do mocassim que teve seu auge na década de 50, quando foi adotada por jovens universitários nos Estados Unidos. Sem cadarço ou fivela, trás geralmente uma faixa de couro na parte superior do peito do pé, algumas vezes acompanhada por uma placa de metal ou mesmo uma fivela. É bem casual, combina com jeans, com camisa ou polo.

Sapatênis

É um sapato híbrido, não tão esportivo como o tênis, nem tão formal quanto os sapatos. A crítica de moda os despreza, por considerá-los bregas, mas eles são um sucesso de vendas entre os homens. Podem ser usados em situações casuais, com bermudas ou calça jeans. Mas atenção: esse modelo substitui o tênis em alguns casos, mas nunca substitui sapatos mais formais.

Dicas do que evitar ao usar sapatos masculinos

Agora que você já sabe os tipos de sapatos masculinos, é importante também ter ciência do que não se deve fazer ao usar esses calçados. Veja a lista abaixo:

– Não utilize meia social com sapato e bermuda ou meia branca esportiva com terno e gravata

 

– Mocassins casuais são calçados que combinam com bermudas, calças de algodão ou jeans, com ou sem meias

 

– Para os ternos, use somente o sapato social

 

– Para não errar: use meia social preta com sapato preto, e sapato marrom com meia marrom

 

– Para ocasiões formais, como reuniões, casamentos e cerimônias use sapato social e meia social
– Não use meia colorida com sapato social, a não ser que você trabalhe em um ambiente mais descontraído.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!