Dieta

Dieta bulletproof: café com manteiga para emagrecer

Por Redação Doutíssima 24/04/2015

Você já imaginou tomar café com manteiga para entrar em forma? Imagine mudar pouquíssimas coisas da sua rotina e emagrecer sem esforço. Essa é a promessa da dieta bulletproof (à prova de balas), regime que já ganhou como adeptas as celebridades Gwyneth Paltrow, Brandon Rotuh e Shailene Woodley.

 

O que é a dieta bulletproof?

Criada pelo biohacker e empreendedor de tecnologia Dave Asprey, a dieta bulletproof recomenda um passo simples a ser feito pela manhã ou em qualquer outro momento do dia: beber café com manteiga e óleo de coco.

 

A inspiração surgiu de uma bebida que Asprey experimentou no Tibet após uma longa caminhada: uma espécie de chá que leva manteiga de iaque na receita. O disseminador da ideia do café com manteiga diz que sentiu efeitos revigorantes e restauradores após beber o chá que deu origem à dieta bulletproof.

cafe com manteiga

Dieta que une café e manteiga promete acabar com a fome e promover perda de peso. Foto: iStock, Getty Images

Quem já aderiu à inusitada combinação do café, que deve ser orgânico e livre de microtoxinas, com manteiga clarificada sem sal proveniente de gado alimentado somente com grama, diz que o sabor se assemelha a um café com leite muito cremoso.

Além da gordura animal, sugere-se a adição de um pouquinho de triglicerídeos de cadeia média, como o óleo de coco, que auxiliam na digestão.

Como funciona o café com manteiga?

O princípio da dieta bulletproof é misturar uma bebida estimulante, o café, com gorduras. Sem açúcar (carboidratos), o líquido promete mandar a fome embora e estimular a cetose, processo em que o corpo usa gorduras, e não açúcares, como combustível para manter suas funções vitais.

Asprey, criador e disseminador da dieta bulletproof, afirma que o café com manteiga acaba com a fome, promove a perda de peso (pela queima de gordura corporal) e faz a mente funcionar melhor. Pelo fator estimulante do café, a bebida também eleva os níveis de energia. O criador sugere substituir a primeira refeição do dia, o café da manhã, pelo café bulletproof.

Será que café com manteiga emagrece?

Assim como a dieta paleolítica ou a dieta Dukan, o cafezinho com manteiga prioriza o consumo de gorduras em lugar de carboidratos. Em entrevista à imprensa, Joan Salge Blake, professora de nutrição da Universidade de Boston, diz que os carboidratos, que não fazem parte da bebida, funcionam como alimento para o cérebro.

A professora universitária ainda afirma que esse tipo de dieta ganhou muitos adeptos rapidamente por um golpe de marketing. Segundo ela, se as pessoas continuarem gostando do sabor do café com manteiga, o consumo continuará existindo. Entretanto, se existem realmente efeitos de perda de peso, a sociedade ainda vai saber.

cafe-com-manteiga

 

Mais informações sobre a dieta

No início de 2015, Dave Asprey lançou, nos Estados Unidos, o livro “The Bulletproof Diet: Lose up to a Pound a Day, Reclaim Energy and Focus, Upgrade Your Life”, ainda sem versão em português. Conforme o próprio autor, a dieta é bem similar à paleolítica, mas inclui ainda mais gorduras ao plano alimentar.

Como em qualquer dieta restritiva, antes de trocar seu café da manhã por uma xícara da bebida “à prova de balas”, é importante consultar um médico ou nutricionista. Afinal, perder peso é um objetivo que deve ser atingido com saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!