Se você nunca provou uma boa sopa de beterraba, está na hora de experimentar. Essa raiz, que pode ser consumida não só em sopas como também em saladas, sucos e conservas, possui alta concentração de carboidratos e tem ótimo valor nutricional, inclusive nas folhas.
Para você experimentar a sopa de beterraba, preparamos duas receitas, uma fria e light e outra quente. Confira a seguir:
Sopa de beterraba fria
Ingredientes
– 4 beterrabas médias
– água
– sal
– azeite
– ½ cebola picada
Modo de preparo
Doure a cebola no azeite, junte a beterraba a água e o sal. Cozinhe até ficar macia, bata no liquidificador e leva à geladeira para esfriar. Sirva fria.
Sopa de beterraba quente
Ingredientes
– 4 beterrabas médias cortadas em cubos
– 2 cenouras fatiadas
– 1 cebola picada
– 1 colher (sopa) de manteiga (para refogar a cebola)
– 1 colher (sopa) de cominho (ou tempero de sua preferência)
– 1 colher (chá) de açúcar
– 1 cálice de suco de laranja
– sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a beterraba e a cenoura na panela de pressão. Quando estiverem prontas, refogue a cebola na manteiga e adicione-as. Deixe esfriar um pouco e leve ao liquidificador.
Depois de batida, acrescente o suco e bem pouco de açúcar para cortar a acidez. Acerte o sal e está pronta a sopa de beterraba. Sirva quente e bom apetite.
Os benefícios da beterraba
Ótimo antioxidante natural, a beterraba ajuda a prevenir o envelhecimento celular e reduz o risco de alguns tipos de câncer. É rica em vitamina A (que auxilia o bom funcionamento da visão), em vitaminas do complexo B (importantes para o sistema imunológico) e em vitamina C (que possui ação antioxidante).
Além disso, uma boa sopa de beterraba aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, com melhora do fluxo de sangue e passagem de oxigênio. Por isso, reduz os riscos de acidente vascular cerebral e a demência, e é importante fator para redução da hipertensão.
De baixo teor calórico (40 calorias por 100 gramas), ajuda na saúde cardiovascular. A betacianina presente na beterraba inibe o crescimento de células de câncer no corpo, já que reduz o metabolismo delas.
A beterraba contém ferro e a sua ingestão ajuda a aumentar o nível de hemoglobina no sangue, o que auxilia no combate da anemia e previne tonturas e fadiga.
É excelente fonte de fibras, que ajudam na redução do colesterol e dos níveis de triglicerídios no corpo. Também por essa característica, auxilia no controle dos níveis de açúcar no organismo.
É rica em fibra alimentar, que ajuda a digestão e melhora a evacuação. A sopa de beterraba aciona o funcionamento dos nervos nos intestinos, e também auxilia no amolecimento das fezes, prevenindo a constipação.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!