Pelo Dia do Trabalho não podemos passar batidos. Embora muitos aproveitem a oportunidade para descansar, passear ou organizar a casa, essa é uma data para ser usada também na sua essência: pensando e repensando na vida profissional. A propósito, como vai sua?
O Dia do Trabalho foi criado em Paris no ano de 1889. A celebração foi conquistando o mundo e, em 1924, se consolidou no Brasil. Mas foi no governo do presidente Getúlio Vargas, na década de 40, que as principais conquistas trabalhistas foram anunciadas.
O cenário do trabalho no Brasil
Atualmente, o número de ocupados no país é de cerca de 95 milhões (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE 2013). Deste montante, entretanto, não dá para dizer que todos se sentem confortáveis com suas profissões. E o salário nem é o motivo principal.
Uma pesquisa da empresa Catho, com 1.435 profissionais, apurou que 81,1% gostariam receber menos e se realizar mais. O estudo mostrou que os profissionais querem qualidade de vida no emprego ideal somam 43,4%. Outros 13,2% destacaram o horário flexível, também pelo bem da vida fora da empresa.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta, entre as principais causas da desmotivação dos profissionais estão local inadequado de trabalho, falta de reconhecimento, demanda maior que a estipulada, gestores autoritários, falta de organização e comunicação ineficiente com os funcionários.
3 dicas para o Dia do Trabalho
Se você está curtindo o seu Dia do Trabalho, mas também infeliz na vida profissional, separamos algumas dicas para você tentar reverter o quadro.
1. Repense o futuro
Comece revendo o que faz e avaliando se gosta da atividade. A profissão deve ser um projeto de vida para ser perseguido com energia, foco e persistência.
2. Saiba agir com correção
Seja otimista. Separe com equilíbrio a vida pessoal da profissional. Busque uma terapia para desopilar a mente. Mantenha-se ético. Reconhecimento se conquista com trabalho duro. Comece reconhecendo você mesmo sua competência. O resto acontece sozinho.
3. Esteja atento às oportunidades
Mantenha currículo atualizado e em constante aperfeiçoamento. Aproveite o Dia do Trabalho para ver como ele está. Conforme Villela, para quem quer construir uma carreira de sucesso é importante identificar as causas de sua desmotivação.
“Antes que isto lhe gere problemas, pois estes fatores provocam cansaço físico e mental, desgaste emocional, desinteresse na realização dos afazeres e na busca de objetivos”, diz.
Segundo ele, nem sempre pedir demissão é a solução. “Tente encontrar soluções para se reposicionar na carreira. Isto inclui entender que a motivação precisa ser renovada individualmente e estimulada. Determinar objetivos, desenvolver ações colaborativas e aceitar desafios podem contribuir para a mudança de atitude”, afirma.
Dia do Trabalho: refletir para mudar
Alguns sinais, entretanto, deixam bem claro que você precisa trocar de emprego. O que você tem que fazer é identificá-los. O desinteresse é o sintoma mais clássico. Ele vem acompanhado de sinais como: acordar pela manhã sem querer ir trabalhar, irritar-se com facilidade e a perda da admiração pelo gestor.
Além disso, é hora de repensar quando o tempo no trabalho começa a demorar a passar, quando você sente um alívio muito grande ao sair da empresa, quando dorme torcendo para o amanhã não chegar e quando começa a se queixar do trabalho aos amigos. Aproveite o Dia do Trabalho para refletir e estabeleça metas para a sua vida profissional.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!