Quem gosta de mergulhar em águas rasas, com certeza já fez uso do snorkel. Mas não é apenas para explorar as belezas do mar que o artigo é indicado. Com ele, é possível aprimorar a prática da natação, seja você um atletas profissional ou apenas um praticante ocasional.
Se você pretende melhorar seu desempenho nessa atividade, conheça um pouco mais sobre o snorkel e como ele pode ajudá-lo.
Por que o snorkel pode me ajudar?
O aprimoramento das técnicas de natação depende do aperfeiçoamento dos movimentos exigidos por esse esporte. Basicamente, nadar bem envolve a postura correta do corpo, a rotação do seu corpo, o golpe de braços e o bater das pernas.
Confira como o uso do snorkel, que facilita a respiração, permite que você consiga concentrar-se 100% na melhora desses movimentos:
Postura
Muitas pessoas praticam a natação com seus olhos focados no lado oposto da piscina, ao invés de mirar o fundo dela. Isso faz com que suas pernas e quadril fiquem abaixo da superfície da água, aumentando o arrasto e prejudicando o nado.
Com um snorkel, você será capaz de olhar para frente, mantendo a posição correta da cabeça, o que irá melhorar consideravelmente a qualidade da sua prática.
Rotação
É natural que, quando estejam nadando, as pessoas virem a cabeça juntamente com o núcleo do seu corpo, para conseguir respirar. Esse é um movimento que prejudica bastante a qualidade da prática.
A partir do momento que você usa um snorkel, conseguirá ficar com a cabeça fixa e, assim, trabalhar apenas os movimentos do núcleo do seu corpo – o que é altamente positivo nesse esporte.
Golpe de braços
A respiração lateral é bastante prejudicial ao golpe de braços na natação, já que altera a posição do corpo e também causa o cansaço excessivo. Ao usar um snorkel, não é preciso fazer a respiração lateral. Assim, consegue se focar exclusivamente no correto movimento de braços, sem influenciar a posição corporal e a sua rotação dentro da piscina.
Bater de pernas
A batida de pernas é fundamental para um bom nadador, já que, quando feita de forma incorreta, é capaz de afetar a rotação do núcleo do corpo. Entretanto, quando a respiração é lateral e feita de forma inconsistente, reflete-se no bater das pernas e, assim, prejudica bastante o nado.
Portanto, quando você nada com o uso de um snorkel, consegue manter uma respiração equilibrada e, em consequência, não tem o bater de pernas afetado.
Diferentes tipos de snorkel
O uso desse acessório para nadar tem virado moda entre os praticantes de natação de todas as idades, e as empresas que vendem materiais esportivos estão atentas a essas peculiaridades. Assim, algumas delas tem alguns modelos desenvolvidos conforme as necessidades.
Algumas oferecem o equipamento em três modalidades: infantil, adulto e estilo livre. Os modelos infantis são desenvolvidos para cabeças e pulmões menores – ou seja, direcionado às crianças.
O modelo adulto, como o próprio nome indica, é direcionado a esse público e funciona para a maior parte das situações. O modelo de estilo livre, por sua vez, é indicado para atletas profissionais e para aqueles que desejam empregar um nado rápido.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!