Esporte > Slider Home

Conheça os benefícios do triatlo e saiba como praticar

Por Redação Doutíssima 18/06/2015

Esporte nascido nos Estados Unidos na década de 1970, o triatlo surgiu a partir de uma estratégia de um clube de atletismo para que seus esportistas não perdessem o desempenho durante as férias. Praticantes de atletismo podiam aproveitar seus dias de folga, mas precisavam nadar e pedalar para manter o corpo no ritmo.

 

Quando os treinos de atletismo foram retomados, os professores queriam testar se os esportistas haviam praticado as atividades nas férias, criando uma prova teste de bicicleta, natação e corrida.

triatlon

Modalidade com natação, ciclismo e corrida é opção para melhorar resistência. Foto: iStock, Getty Images

Em 1982, foram estabelecidas as regras atuais do triatlo, que deveria ter feito sua estreia olímpica em 1986 (Los Angeles), mas teve de esperar até os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

Segundo a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), a modalidade esportiva chegou ao Brasil em 1981 e teve sua primeira competição oficial em 1983, no Rio de Janeiro. Hoje, a entidade conta com 24 Federações espalhadas pelo país e 3100 atletas filiados.

Triatlo: um esporte completo

São 1.500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida nessa ordem e sem interrupções na modalidade standard, a mais popular. Ainda existem outras versões, como a sprint, que reduz pela metade cada uma das etapas citadas acima, e o famoso Iron Man, uma versão competitiva digna de super heróis.

Surgido no Havaí, o Iron Man exige que os atletas nadem 3.800 m no mar, pedalem 180 km e corram 42 km, sendo a última a mesma distância percorrida em uma maratona. Tudo em um dia só.

Existe ainda outra modalidade, o Ultra Men, em que as distâncias aumentam para 10 km de natação, 421 km de ciclismo e 84 km de corrida, mas essas etapas são realizadas ao longo de três dias de prova.

Triatlo é um esporte desafiador, mas conseguir completar a primeira prova e ver seu tempo de realização das atividades reduzir traz um imenso prazer e sensação de dever cumprido. A alta performance exigida por esse esporte traz muitos benefícios para o corpo pela variação das atividades.

Enquanto a natação melhora a massa muscular da parte superior do corpo, o ciclismo estimula os membros inferiores, e a corrida provoca um grande gasto calórico e aumenta a capacidade aeróbica.

A resistência, sem dúvida, é a característica mais desenvolvida na prática do triatlo. Como qualquer atividade física, os atletas dessa modalidade percebem melhora nas funções do organismo e ficam mais ativos e dispostos no dia a dia.

Como começar a prática de triatlo

Muitos dos praticantes do triatlo começaram adicionando uma das atividades ao hábito de corrida ou ciclismo para variar o treino e trabalhar mais grupos musculares do corpo. Essa é uma ótima opção para quem já faz atividades regularmente e quer ampliar seu desempenho.

Como em qualquer atividade física, sedentários precisam começar aos poucos no triatlo. Treinar alternadamente durante a semana é uma ótima opção, fazendo corrida em um dia, bicicleta no outro e natação no outro.

Iniciantes não podem sair praticando as distâncias exigidas em uma prova, mas você deve levar em conta o seguinte cálculo: o nado representa de 10 a 20% da prova, o ciclismo em torno de 50% e a corrida entre 20 e 30%. Comece com distâncias pequenas e vá aumentando gradativamente até ter disposição e fôlego o suficiente.

É muito importante, antes de iniciar os treinos para uma atividade tão intensa, consultar um médico para saber se o seu corpo está apto a todo o esforço exigido. Procure também a orientação de profissionais da área de educação física que possam prescrever um roteiro de treino que vá progredindo lentamente para não exigir demais do organismo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!