Você já experimentou um risoto de cogumelos quentinho, acompanhado de um delicioso vinho? Criado no século XVI, na Itália, o risoto é um prato muito versátil e fácil de fazer. Além disso, os cogumelos podem dar a esse prato um sabor exótico e sofisticado, sendo uma ótima opção para receber amigos ou para um jantar romântico.
Mas você sabe quais cogumelos usar? Alguns podem ser um pouco perigosos, por isso, é bom ter cuidado na escolha.
Risoto de cogumelos: como escolher os ingredientes
Para preparar o seu risoto de cogumelos, é possível usar qualquer tipo de cogumelo comestível. Porém, é preciso ter muito cuidado na escolha, já que alguns podem ser perigosos à saúde.
A melhor alternativa para fazer risoto de cogumelos é comprar um em bom supermercado ou loja de produtos naturais de sua confiança, e jamais usar cogumelos que você mesmo encontre na natureza, exceto se você conhecer as suas ações no organismo.
Os cogumelos funghi e shitake são os mais fáceis e seguros, e você pode facilmente encontrá-los em vários locais. Mas opte por cogumelos que estejam firmes e limpos, e não use qualquer tipo de cogumelo enrugado ou que tenha pequenos pontos molhados.
Além disso, segundo informações da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os cogumelos comestíveis – como o shitake – possuem substâncias que podem prevenir doenças cardiovasculares e infecções.
Receita de risoto de cogumelos
Confira uma receita do risoto de cogumelos para preparar em sua casa.
Ingredientes:
100g de cogumelos secos (funghi ou qualquer outro de sua preferência)
1 cubo de caldo de legumes
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho, finamente picado
300g de arroz para risoto
175ml de vinho branco
25g de manteiga
Folhas de salsa
50g queijo parmesão ou grana padano, ralado na hora
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Para fazer o risoto de cogumelos, coloque os cogumelos secos em uma tigela grande e despeje sobre eles um litro de água fervente. Deixe de molho por 20 minutos, depois escorra em uma tigela o liquido, e dissolva o cubo de caldo para o líquido de cogumelos. Em seguida, aperte os cogumelos suavemente para remover qualquer líquido. Pique-os.
Aqueça o óleo em uma panela rasa ou panela de fritar em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e, em seguida, frite por cerca de cinco minutos até ficarem macios. Mexa os cogumelos, tempere com sal e pimenta e continue a cozinhar por oito minutos.
Coloque o arroz na panela e cozinhe por um minuto. Despeje o vinho e deixe assim até que o álcool evapore. Mantenha a panela em fogo médio e despeje um quarto do caldo de cogumelos. Cozinhe o arroz, mexendo sempre, até que ele tenha absorvido todo o líquido.
Adicione aproximadamente a mesma quantidade de caldo, deixe fervendo e continue mexendo – ele deve começar a ficar cremoso, gordo e macio. Na terceira vez que ficar assim, o arroz deve estar quase cozido.
Continue mexendo até que o arroz esteja completamente cozido. Se o arroz ainda está mal cozido, é possível adicionar um pouco de água. Tire a panela do fogo, e por fim, adicione a manteiga e espalhe mais de metade do queijo e a salsa.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!