O mercado da beleza cresceu muito no Brasil nos últimos anos e vem ganhando destaque até nas comparações internacionais. Só em 2014, o setor que engloba serviços estéticos, higiene, perfumaria e cosméticos faturou R$ 101 bilhões e deixou o Brasil na terceira posição em um comparativo dos mercados de beleza ao redor do mundo.
O primeiro e o segundo lugar pertencem aos Estados Unidos e ao Japão, respectivamente. Esse crescimento representa um aumento de 7,7% nos negócios em comparação com o ano anterior, 2013, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. E as projeções para 2015 seguem otimistas, mesmo em tempos de crise.
Com o crescimento do mercado da beleza, vem também a demanda por mão de obra qualificada. A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) alerta para a possibilidade de ascensão dos profissionais da área que se mantêm atualizados com o mercado.
Já os serviços e produtos precisaram se atualizar quanto ao seu público, que deixou de ser quase exclusivamente feminino. Os esforços no público masculino têm trazido cada vez mais resultados à indústria de beleza. A vaidade está passando a fazer parte da vida dos homens, assim como já faz parte do dia a dia das mulheres.
O mercado da beleza masculina
O mercado da beleza ainda é, em grande parte, um território feminino, mas elas já perderam uma parcela do consumo dos produtos e serviços de estética e cosméticos para os homens.
Uma das maiores barreiras, até então, para o aumento do consumo masculino era o foco dos produtos e serviços no público feminino. Segundo o SEBRAE, os homens estão sendo atraídos para esse mercado pela criação de espaços e salões específicos e exclusivos para eles.
O interesse masculino também alavancou os negócios de quem investiu para modernizar as barbearias com decoração, serviços estéticos e ambientes especializados para os homens. Temas como futebol, esportes e carros foram parar dentro dos salões, que também ousaram em oferecer cerveja e videogames para seus frequentadores.
Os serviços de estética e spa não ficaram para trás com o aumento do interesse masculino pelo mercado da beleza. Tratamentos para calvície, a remoção definitiva dos pelos e procedimentos antienvelhecimento também possuem suas versões desenvolvidas especialmente para os homens.
Produtos que fazem o mercado da beleza crescer
Se você frequenta o supermercado ou farmácias, deve ter notado que nos últimos anos, as marcas de cosméticos passaram a apostar em novos produtos e colocar no mercado shampoos e condicionadores voltados ao público masculino.
Mas não são só os produtos para a vaidade do dia a dia que ganharam versões especializadas para esses consumidores.
É possível encontrar, nas prateleiras, hidratantes, base para as unhas, cosméticos de tratamento facial, filtro solar e até lâminas especiais para depilar o peito, tudo com rótulos e embalagens pensadas para eles.
Se ainda havia dúvidas quanto a invasão dos homens no mercado da beleza, a quantidade de opções exclusivamente masculinas mostra que eles também querem estar bonitos, cheirosos e jovens.
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