Quem quer emagrecer precisa fazer escolhas saudáveis e com baixas calorias, e as receitas de shake caseiro podem ser grandes aliadas para isso. Muitos especialistas não recomendam a troca de uma refeição balanceada pela bebida, mas com alguns cuidados na escolha dos ingredientes, é possível fazer uma opção completa e saudável.
Shake caseiro e a perda de peso
Os shakes são um método antigo de perda de peso e hoje existem várias opções industrializadas da bebida. Geralmente, uma dieta usando esse método substitui refeições pela bebida, o que não é uma boa ideia.
Segundo informações do portal da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), substituir uma refeição importante por um shake pode comprometer a saúde.
Mas se você utilizar essa bebida para complementar as refeições, e tiver alguns critérios na escolha dos ingredientes, o shake caseiro consegue contribuir para uma perda de peso saudável.
Afirma-se que os shakes são tão eficazes quanto as dietas convencionais quando se trata de ajudar as pessoas a reduzirem o peso em curto período de tempo. Além disso, eles realmente ajudam a manter o seu novo peso.
Antes de fazê-los, é preciso saber a diferença entre shakes substitutos de refeição e os shakes de proteína. Os shakes substitutos de refeição são especialmente formulados e projetados para oferecer uma ampla gama de nutrientes essenciais.
Os shakes de proteína, por outro lado, são simplesmente proteína, e possuem pouco ou nenhum carboidrato, gorduras e outros nutrientes essenciais, sendo voltado a outros objetivos.
Como fazer shake caseiro
Existem muitas receitas de shake caseiro. Dê preferência àquelas que contêm mais ingredientes de vários grupos alimentares, formando uma refeição completa, ainda que líquida. O seu shake precisa ter:
1. Base líquida
O leite é rico em vitamina D e cálcio, e ajuda seu corpo a quebrar a gordura. Dê preferência aos leites vegetais, como de soja e amêndoa, ou à água de coco.
2. Proteína magra
Ajuda a manter a massa muscular magra, o que significa que você queimará mais calorias durante o dia. As melhores apostas são iogurte natural desnatado, tofu ou alguns vegetais.
3. Gorduras saudáveis
Dão energia e ajudam o corpo a absorver vitaminas. Use até duas colheres de sopa de um ingrediente como abacate, sementes ou frutos secos.
6. Carboidratos ricos em fibras
Muitas frutas vão adicionar mais fibra e menos quantidade de açúcar à bebida.
Veja algumas receitas de shakes
Conheça algumas receitas de shake caseiro para incluir no seu dia a dia. Não esqueça da importância de consultar um profissional da nutrição antes de substituir as refeições pela bebida.
1. Shake de morango e banana
Ingredientes:
– 1 iogurte desnatado grego
– 2 xícaras de morangos frescos ou congelados
– 1 banana congelada, picada
– 2 colheres de chá de manteiga de amendoim sem açúcar
– 1/2 xícara de gelo
Modo de preparo:
Para fazer esse shake caseiro, bata os ingredientes no liquidificador.
2. Shake de manga e abacaxi
Ingredientes:
– 1 iogurte desnatado grego
– 1/2 xícara de pedaços de manga congelados
– 1/2 xícara de pedaços de abacaxi
– 1 banana congelada e picada
– 2 colheres de sopa de semente de linhaça moída
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até obter uma consistência cremosa.
3. Shake de espinafre
Ingredientes:
– 1 iogurte desnatado grego
– 2 xícaras de espinafre
– 1 pera madura, descascada e picada
– 15 uvas verdes ou vermelhas
– 2 colheres de sopa de abacate
– 1 a 2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora
Modo de preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador e desfrute dos benefícios nutricionais dos ingredientes.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!