Sexualidade

Himenoplastia possibilita que a mulher “volte a ser virgem”

Por Redação Doutíssima 20/06/2015

Se você pensa que “voltar a ser virgem” não é possível, saiba que há sim uma maneira capaz disso: por meio de um procedimento cirúrgico chamado himenoplastia. Através dessa técnica, o hímen é reconstruído com a união das partes da membrana que, apesar de rompidas, permaneceram no canal da vagina.

 

O procedimento é bastante simples e é feito em ambulatório com anestesia local e sedação. Sua duração é de aproximadamente meia hora. A mulher recebe alta logo após a operação.

himenoplastia

Procedimento cirúrgico para reconstituir hímen é considerado bastante simples. Foto: iStock, Getty Images

 

Para que serve a himenoplastia

Esse tipo de intervenção surgiu na França e é aplicada com modernas técnicas de microcirurgia, as chamadas colas biológicas e suturas bem delicadas. A himenoplastia não exige retirada de pontos e sua execução assemelha-se  a uma labiopastia ou bioplastia.

As relações sexuais para as mulheres que se submetem a uma himenoplastia estão liberadas para depois de duas semanas a partir do procedimento, mas há médicos que recomendam uma espera que varia entre três e seis meses.

Especialistas aconselham que essa operação seja feita apenas em mulheres com idade até 35 anos e que não tenham feito mais que dois partos naturais.

Segundo informações do portal Cirurgia Plástica, esse procedimento é realizado com mais frequência em mulheres que sofreram violência sexual ou que são pressionadas cultural ou religiosamente.

Por outro lado, há aquelas que optam pela himenoplastia para dar um outro toque à vida sexual, o que muitos casais chamam de segunda lua de mel ou apenas como um tipo de fetiche. Há homens, quando se trata de casais com grande grau de intimidade, que “pedem de presente” para suas companheiras a reconstrução da virgindade.

O momento da perda da virgindade ocupa um lugar tão simbólico no imaginário de homens e mulheres que, para muitas, poder proporcionar esse momento ao seu parceiro é uma infinita fonte de prazer e orgulho. O canal vaginal estreito vai dar muito mais prazer ao homem, mesmo que cause, por um instante, certo desconforto à mulher.

Cuidados com a himenoplastia

Sabe-se que todo o tipo de cirurgia apresenta riscos. Com a himenoplastia não é diferente. A mulher que se submete a esse tipo de procedimento precisa estar ciente das possibilidades de reações alérgicas à anestesia, infecções, sangramento, inchaço e hematomas.

Por causa dessas complicações, é preciso consultar um bom médico se você deseja fazer esse procedimento cirúrgico. Além disso, é importante conhecer o que é e qual a função do hímen no organismo feminino, para evitar outras complicações.

Ele é uma espécie de película dérmica que se localiza na entrada da vagina e tem a função de proteger a mulher dos riscos de infecções genitais. Na infância, o hímen ainda é uma membrana espessa e resistente, mas perde essa resistência e se torna mais fina com a aproximação da puberdade.

A procura por esse procedimento cirúrgico pode ser justificada pelo fato de que, durante muito tempo, o hímen foi considerado o símbolo da virgindade, pois normalmente, ele é rompido quando a mulher tem a primeira relação sexual. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!