Receitas

Quer uma opção para o lanche? Aposte no cupcake de cenoura

Por Redação Doutíssima 15/08/2015

Fazer um cupcake de cenoura fofinho e molhadinho não tem segredo. Um dos maiores medos na hora de prepará-lo é que ele possa ficar “solado”, algo muito comum quando ele não assa adequadamente. Porém, com a técnica correta, essa receita deliciosa e saudável se torna bastante fácil e é capaz de agradar toda a família.

 

Receita de cupcake de cenoura é fácil 

Na hora de preparar o lanche da família, as receitas saudáveis sempre são as favoritas. Ser saudável não significa deixar o sabor de lado e, por isso, o cupcake de cenoura pode ser uma excelente opção. Esses bolinhos são famosos pela sua praticidade estética impecável, já que é possível criar coberturas que dão água na boca.

cupcake de cenoura

Cupcake de cenoura tem versão saudável feita com açúcar mascavo e farinha integral. Foto: iStock, Getty Images

De origem inglesa, o cupcake tem como sua forma mais tradicional aquela no sabor de baunilha, sempre coberto por um açucarado fondant. Mas hoje em dia ele pode ser feito com qualquer outro sabor, tendo ainda uma infinidade de tipos de cobertura.

 

Para deixar essa receita mais saudável e adicionar mais nutrientes ao cardápio, colocar frutas e legumes é ótimas alternativa.

 

No caso do cupcake de cenoura, ele é capaz de beneficiar o corpo de diversas maneiras. As cenouras são ricas em vitaminas e nutrientes, como o betacaroteno – que retarda o envelhecimento e também é convertido em vitamina A, que faz muito bem para a visão.

 

Há ainda outros benefícios. Um dos elementos presentes nesse legume é falcarinol, substância que possui propriedades anticancerígenas. Além disso, o consumo regular de cenouras é capaz de reduzir os níveis de colesterol, a partir da ligação das fibras solúveis com os ácidos biliares.

 

Cupcake de cenoura saudável

Para que essa delícia não comprometa sua dieta e saúde, basta fazer algumas adaptações e transformá-la em uma receita funcional. Por exemplo, você pode substituir a farinha de trigo pela versão integral – é a melhor opção e em nada compromete o sabor.

 

Para quem deseja uma receita realmente saudável, é preciso diminuir a quantidade de açúcar refinado. Algumas opções para trocá-lo são açúcar mascavo, mel ou stevia – esse último um adoçante natural. Além disso, a cobertura tradicional de chocolate deve ser substituída por uma versão feita de alfarroba ou chocolate meio amargo.

 

Ingredientes:

 

Bolinhos:

 

2 xícaras de farinha de trigo integral

3 ovos

1/2 xícara de chá de óleo de canola

1 xícara de mel

2 cenouras

1/2 colher de sopa de fermento em pó

 

Cobertura:

 

1 colher de sopa de alfarroba em pó

1 saquinho de stevia

Água

 

Modo de preparo:

 

Coloque em um liquidificador os ovos, a cenoura, o mel e o óleo. Enquanto isso, em uma tigela misture a farinha e o fermento. Adicione a mistura do liquidificador à tigela, mexendo até ficar homogêneo. Agora é só colocar nas forminhas untadas e levar ao forno já pré-aquecido a 180 graus. Asse por cerca de por 30 minutos.

 

Para a cobertura, misture a alfarroba, o conteúdo do saquinho de stevia e o quanto baste de água para deixar a mistura grossa. Leve ao microondas por somente 30 segundos. Agora é só cobrir os bolinhos com essa cobertura e pronto!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!