Exercícios

Desafio fitness: saiba como entrar em forma com essa nova mania

Por Redação Doutíssima 02/10/2015

Cumprir metas como a perda de peso pode ser mais divertido quando feito em grupo. Participar de um desafio fitness é uma excelente alternativa para isso. É possível chamar amigos ou familiares para ter apoio nessa jornada – e um pouco de competição é bastante saudável. No final, talvez até haja um vencedor, mas todos terão uma recompensa de melhoria da saúde.

 

O prêmio é a saúde

Um grupo de amigas que quer estar com o corpo em dia para o verão ou outro que busca a boa forma para um casamento. Independente das motivações, todas são válidas para pessoas buscarem a perda de peso e praticar exercícios físicos. Por isso, uma nova tendência tem se consolidado: o desafio fitness, onde pessoas com o mesmo objetivo competem por melhores resultados.

desafio fitness

Desafio para perda de peso em grupo é capaz de incentivar a prática de exercícios. Foto: iStock, Getty Images

Um desafio assim possui regras, acompanhamento rigoroso do grupo e é claro, um prêmio – pode ser dinheiro, presente ou até mesmo uma festa, vale o que os participantes definirem. Além disso, é necessário escolher o critério que servirá para avaliação – medidas, peso total, percentual de gordura etc.

 

Há um debate sobre a eficácia dessa abordagem para a perda de peso no longo prazo. Um recente estudo feito pela Carnegie Mellon University durante 32 semanas descobriu que participantes que têm incentivos financeiros são capazes de perder mais peso.

O problema acontece na fase de manutenção que dura oito semanas, já que aqueles que tinham recebido dinheiro foram incapazes de manter a perda e, no longo prazo, não houve diferença.

 

Então, vale a pena participar de um desafio fitness como um estímulo para uma nova vida, mas depois é preciso ter consciência que você precisa manter esse objetivo.

 

Como montar um desafio fitness

Montar um desafio fitness não tem mistério. Basta encontrar entre seus amigos ou colegas de trabalho pessoas que possuam um objetivo em comum. A partir daí, com um pouco de planejamento, é possível montar essa competição em prol de uma melhor qualidade de vida.

 

A primeira etapa é definir as datas para o desafio. Dois a seis meses é uma quantidade adequada de tempo. Além disso, estabeleça critérios que serão utilizados e agende alguns eventos e atividades em grupo, como caminhadas.

 

É preciso determinar, ainda, como medir o sucesso. A forma mais precisa é o percentual de gordura corporal perdido durante a competição. Ver o peso perdido muitas vezes é impreciso porque pode ser água ou tecido muscular ao invés de gordura.

 

Para obter resultados precisos e justos, é bacana que todos os participantes frequentem o mesmo profissional, como um personal trainer. Assim ele poderá tirar todas as medidas no início e no final do desafio e reduzirá a margem de erro.

 

Decida também se os participantes entrarão no desafio individualmente ou em equipes. Para um grupo menor, resultados individuais podem funcionar melhor, mas em grupos maiores o ideal é ter uma equipe de desafio. Normalmente o organizador define o número de participantes em cada equipe, que tem liberdade para selecionar seus membros.

Por fim, é possível definir ainda a taxa de entrada no desafio. Nem sempre ela está presente, mas o dinheiro pode cobrir despesas relacionadas com o desafio ou financiar o prêmio.

 

 Estudiopass dá acesso ilimitado

 

 Para quem não conhece, a Estudiopass te dá acesso ilimitado a aulas de pilates, crossfit, lutas, danças, treinamentos funcionais e muitas outras atividades, em 620 unidades cadastradas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. A mensalidade é de R$ 99,90, mas para o leitor do Doutíssima o primeiro mês sai pela metade do valor. 

 

O aluno pode ir ao mesmo estúdio até três vezes durante o ciclo mensal de assinatura, o que estimula a troca de estúdios e de atividades. Agora não tem desculpa, chame os amigos e aproveite as mais de 140 atividades que são oferecidas pelo Estudiopass. Para conseguir o desconto, insira o código DOUT50 após cadastro no site.

 

A promoção é válida somente até o dia 18 de dezembro, às 23h59. Caso o aluno queira cancelar a assinatura após o primeiro mês, não há nenhum tipo de multa ou carência do plano. Assinatura sem multa de cancelamento e sem permanência mínima exigida.

 

Para que o cancelamento seja feito sem cobrança da próxima mensalidade, é necessário que ele seja solicitado com até 5 dias de antecedência da próxima data de cobrança. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!