Se você quer começar o seu projeto verão 2016, precisa conhecer as tendências fitness capazes de ajudar nessa missão. A cada ano, novas modalidades vêm sendo criadas para tornar a perda de peso e o fortalecimento muscular mais fáceis e eficazes. Além disso, muitas delas são ótimas para quem não tem tempo para ir na academia.
Preocupação com a estética no verão
Durante a temporada outono-inverno, a maioria das pessoas fica confortável em usar qualquer peça de roupa porque em geral elas cobrem a maior parte do corpo, disfarçando gordurinhas. Só que no verão isso é quase impossível, já que os itens de moda são mais abertos e podem evidenciar áreas que muitos acham problemáticas.
É quando o verão começa que percebemos quantos quilos podem ser adquiridos na temporada de frio. Um estudo holandês publicado na International Journal of Obesity and Related Metabolic Disorders revelou que a circunferência da cintura é maior no inverno do que no verão, tanto em homens quanto em mulheres.
Além disso, uma pesquisa da Universidade de Massachusetts indica que há uma pequena redução da atividade física no inverno – o que também contribui para os quilinhos a mais. Por isso, se você quer recuperar o shape, é hora de iniciar o seu projeto verão 2016 com algumas modalidades que estão fazendo sucesso.
Modalidades para o projeto verão 2016
Nas academias, existem várias modalidades que você pode utilizar para manter o corpo em forma, mas algumas novidades muitas vezes adicionam benefícios extras. É por isso que a American College of Sports Medicine (ACSM) indica todos os anos quais são as principais tendências em fitness. Confira.
1. Treino funcional
Uma das tendências que podem ajudar a ter o corpo em forma são exercícios que utilizam o peso do corpo e o mínimo de equipamentos, tornando-os mais acessíveis. É possível encontrar aulas específicas em academias ou até mesmo incluir alguns exercícios isolados em seu treino.
2. High-Intensity Interval Training (HIIT)
O treinamento intervalado de alta intensidade, ou HIIT, envolve rajadas curtas de atividade física seguidas por um curto período de descanso ou recuperação. Esses programas de exercício são normalmente realizados em menos de 30 minutos.
3. Treinar com um personal trainer
Uma grande tendência capaz de ajudar no projeto verão 2016 é contar com auxílio de um personal trainer. Cada vez mais pessoas estão buscando treinos personalizados e acompanhamento direto de suas atividades.
4. Treino de força
Quando alguém quer ficar em forma para o verão, sempre coloca suas esperanças em treinamento cardiovascular. Porém, incorporar o treinamento de força é uma parte essencial de um programa de exercício completo para todos os níveis de atividade física e gênero.
5. Exercício e perda de peso
Além da nutrição, o exercício é um componente-chave de um programa de perda de peso adequado. Profissionais que prestam programas de perda de peso estão cada vez mais incorporando o exercício regular e a restrição calórica em conjunto para um melhor controle de peso.
6. Yoga
Com base na antiga tradição, a yoga utiliza uma série de posturas corporais específicas praticadas para a saúde e o relaxamento. Uma grande novidade é praticar essa modalidade ao ar livre ou em dupla, conhecida como Acroyoga.