Uma relação matrimonial se estabelece com base no amor. Mas é no cotidiano que esse sentimento entre o casal é colocado à prova. Muitas relações se desgastam com a convivência, às vezes por motivos banais. Por isso, o método do casamento blindado, que busca fortalecer as relações conjugais, segue ganhando força.
Quem está à frente da tese é o casal Renato e Cristiane Cardoso. Eles são autores da obra Casamento Blindado – O seu casamento à prova de divórcio, que apresenta orientações para casais que desejam reaprender o valor da relação conjugal e afastar o risco do divórcio, através de dicas para uma boa convivência.
Como ter um casamento blindado?
A ideia central do casamento blindado é, naturalmente, blindar a união. Mas o que isso significa, na prática? A ideia é criar medidas de prevenção para evitar a separação, fortalecendo os laços do casal. A boa notícia é que é possível fazer isso através de mudanças práticas no dia a dia, ficando mais atenta ao seu comportamento.
Confira algumas dicas do livro:
1. Dialogue
Sempre que estiver chateada com alguma coisa, converse com seu parceiro. Não deixe para depois, pois a falta de diálogo pode virar causa de futuras brigas.
2. Não misture problemas
Aprenda a lidar separadamente com as situações. Não utilize uma falha anterior da pessoa para justificar uma nova briga. Não relacione problemas passados com atuais.
3. Elogie seu parceiro
Todo mundo gosta de receber elogios. Por isso, não se esqueça de levantar a autoestima do seu parceiro, pois isso sempre vai causar uma maior proximidade entre vocês.
4. Saiba relevar
Certas coisas não valem o desgaste de uma discussão. Aprenda a distinguir quando uma situação realmente merece o debate.
5. Cuide da aparência
Não se acomode. O clima de conquista precisa ser mantido durante o casamento. Por isso, assim como você se sente feliz quando vê seu marido perfumado e arrumado para você, ele também vai gostar de ver você linda.
Como surgiu o método casamento blindado
Manter uma relação saudável é sempre algo desafiador, especialmente porque cada casal tem suas particularidades. Por isso, não foi de uma hora para outra que Cristiane e Renato decidiram apresentar dicas em sua obra inédita. A ideia do livro sobre o casamento blindado surgiu quando eles ministravam um curso com esse nome, nos Estados Unidos.
A partir de suas próprias experiências e dificuldades, eles encontraram uma forma de inspirar milhares de pessoas a enfrentarem os novos desafios do casamento e a refletirem sobre como encarar as diferenças entre homens e mulheres, que muitas vezes são motivo de briga. O casal também participa do programa A Escola do Amor, exibido pelo canal brasileiro de televisão Record.
Foi a partir das experiências e dos conhecimentos compartilhados nos cursos sobre o casamento blindado que Cristiane e Renato decidiram lançar o livro, em 2012. Rapidamente, a obra se tornou um best seller, vendendo mais de 1 milhão de cópias. A partir da leitura, os casais passam a seguir o método, preservando o casamento.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!