Verão, férias, praia e piscina são palavras que parecem andar sempre juntas. O mesmo vale para biquíni, fundamental para aproveitar ao máximo o calor. Mas você sabe como fazer a escolha e a conservação dessa peça? Vale a pena ficar ligada e economizar.
Como cuidar do seu biquíni
Uma pesquisa realizada pelo Strategic Insights em seis países, incluindo o Brasil, apontou que 66% das consumidoras levavam em conta a qualidade no momento de escolher a marca do biquíni. Para 63% das entrevistadas, a ideia é que a peça dure pelo menos duas estações.
Com a exposição a tantos fatores externos, no entanto, às vezes fica difícil manter o mesmo modelito de um verão para o outro. Quer deixar esse problema de lado? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você.
Lave a peça após o uso
Lavar a peça após o uso ajuda a aumentar a sua durabilidade, já que os biquínis, assim como maiôs e sungas, estão sujeitos à degradação por conta do cloro e protetores solares. É importante que a higienização seja feita à mão, em água fria e sabão neutro.
Não guardar a peça molhada
Deixe o biquíni secar. Não guarde ou use a peça molhada, pois isso aumenta as chances do desenvolvimento de fungos responsáveis pelo corrimento e até mesmo frieiras. Lembre-se de retirar o resíduo de areia das peças secas.
Evite o ferro de passar e superfícies ásperas
O ferro de passar pode danificar permanentemente a peça. Além disso, evitar contato com superfícies ásperas também ajuda a aumentar a durabilidade do biquíni.
Sem contato com filtro solar e água sanitária
Como falado antes, o sabão neutro é o produto mais indicado para lavar o seu biquíni sem danificá-lo. Entretanto, vale lembrar que não se deve usar água sanitária ou deixar que a peça entre em contato com filtro solar, pois esses produtos podem causar manchas.
Biquíni branco é a melhor escolha?
De maneira geral, as peças brancas sempre precisam de mais cuidados para manter a cor e ficar sem manchas, especialmente pelo contato frequente com cloro, água do mar e areia da praia.
O tecido branco tem probabilidade de ficar amarelado mesmo quando está presente apenas no fundo da peça. Se isso acontecer, você pode usar um pouco de alvejante sem cloro para tentar remover o aspecto.
Outra maneira de driblar as manchas e o desgaste do tempo é customizar com acessórios e enfeites a sua peça. Separar uma gaveta para essas peças, deixando-as sem contato com outras roupas usadas do dia a dia, também ajuda a aumentar a durabilidade.
E você, como costuma cuidar do seu biquíni? Conte os seus truques para a gente!