Moda

Neoprene sai do mar e ganha espaço nos looks da temporada

Por Redação Doutíssima 18/11/2015

A tendência do uso de tecidos inusitados e esportivos em roupas do dia a dia foi antecipada por estilistas como Stella McCartney e John Galliano. Assim, influenciados pela linha sportswear, que está bombando no cenário fashion, os looks de verão devem ganhar um elemento protagonista na temporada: o neoprene.

Característico dos trajes de surf, o neoprene é um tecido tecnológico feito com borracha sintética. Inventado em 1931, ele se tornou elemento essencial nas roupas confeccionadas para esportes aquáticos por ser maleável, resistente e impermeável, garantindo proteção térmica ao atleta. A novidade é que agora todo mundo pode usar o material.

neoprene-instagram-reproduca-doutissima

Neoprene é aplicado a roupas do dia a dia, como vestidos, mas em versões mais leves. Foto: Instagram, Reprodução

Neoprene: como usar?

Para os looks do dia, o neoprene é aplicado a saias, blusas, croppeds, vestidos e calças, mas em versões mais leves. Na verdade, o tecido utilizado nas peças é feita com malha dupla, mas imita o material originário do traje surfista. Ele é mais estruturado e reto, sem deixar de ser versátil na composição dos looks.

O neoprene pode ser inserido no visual de maneiras distintas. Vale seguir na linha de um look mais esportivo, com direito a tênis branco e moletom, ou criar uma produção elegante, com brincos e scarpin nos pés. Se quiser ficar ainda mais moderna, pode fazer um mix de texturas, inserindo também elementos em jeans e couro sintético no visual.

O neoprene, naturalmente, é um tecido mais armado e com volume. Por isso, uma alternativa é alinhar essa característica do material com a peça utilizada. Por exemplo: saias armadas e vestidos com barra volumosa ganham um apelo estético especial em neoprene. Vale, até mesmo, investir em um look exclusivo com a textura, alinhando saia e cropped, por exemplo.

Independente do seu estilo, o fato é que o neoprene é democrático e pode ser incluído na produção de muitas formas: seja de maneira mais discreta, em peças ajustadas como nas calças e leggings skinny, ou em modelos armados, como uma saia balonê. As possibilidades para desfilar um look moderno neste verão são amplas. A dica é ousar e experimentar.

Vantagens e desvantagens do neoprene

Além de versátil, o neoprene também se adapta bem a diferentes estações do ano. A malha dupla não é fresquinha, mas não chega a esquentar. Assim, pode ser usada no inverno e verão. Mas, nas altas temperaturas, a dica é optar por peças sem mangas e menos fechadas, que possibilitem que a pele respire e não fique muito abafada.

Outro ponto positivo em relação ao material é que ele não amassa. Por ser bem estruturado, o neoprene possibilita que você se levante e a peça continue armada e lisa, sem nenhuma dobra. Ou seja: o look, além de bonito e moderno, é completamente funcional. Mais uma razão para experimentar.

Se você está pensando em compor um outfit com neoprene, mas não tem ideia sobre por onde começar, a dica é ficar de olho no look das famosas. A cantora Jennifer Lopez, a atriz Jessica Alba e a estilista Nicole Richie já apostaram no tecido para criar looks carregados de estilo. Vale se inspirar!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!