Beleza > Moda > Slider Home

Sapatos de salto alto: saiba quando investir no scarpin

Por Redação Fortíssima 14/04/2016

Os sapatos de salto alto podem ajudar a compor looks clássicos, modernos e românticos Mas dentre tantas opções, há um modelo que se destaca: o scarpin. Com bico fino, ele faz parte do vestuário feminino há quase 70 anos – desde que o estilista Christian Dior idealizou o New Look, em 1947, para que as mulheres recuperassem a feminilidade após a Segunda Guerra Mundial.

Desde então, o modelo é sinônimo de elegância, sofisticação e delicadeza. Anteriormente, porém, as mulheres lançavam mão do sapato com peças clássicas, como vestidos e saias rodadas. Mas o look tradicional também já deu espaço a outras composições mais arrojadas, de modo que hoje vale usar até mesmo com shorts e calça jeans.

sapato de salto alto

Scarpin pode ser usado no inverno ou no verão. Foto: iStock, Getty Images

Quando usar scarpin

Ao longo dos anos, o scarpin preto ganhou novas variações. Apesar de curinga, ele também pode ser substituído por versões mais chamativas, com estampas em animal print, cores neon, franjas, flores ou outros detalhes interessantes. Assim, é possível criar as mais variadas combinações.

Outro ponto positivo em relação ao scarpin é que ele é totalmente democrático. É aquele sapato que você pode usar no office look, em um restaurante com as amigas, no happy hour ou para um cineminha com o namorado. Mas é claro que cada uma dessas situações exige uma composição diferente com a peça.

Por isso, se você está sem criatividade ou não sabe quando é mais apropriado investir no modelo, confira abaixo algumas sugestões:

No escritório

Nas produções para o trabalho, o scarpin deve ser utilizado com o propósito de completar um look mais clássico e elegante, que transmite a ideia de seriedade. Neste caso, uma boa alternativa é coordenar o sapato com uma saia lápis, calça de alfaiataria ou vestido preto básico.

Para dar um toque moderno ao visual, procure alinhar sempre o uso de um scarpin mais colorido nos pés com uma saia ou calça neutra – e vice-versa. Você garante uma produção interessante, sem exageros. Colares e brincos também ajudam a valorizar o office look.

Na noite

Em ocasiões noturnas, a proposta do scarpin é arrematar um visual poderoso e repleto de sensualidade. Por isso, vale usar e abusar do calçado com vestidos curtos mini ou midi. Pernas à mostra sempre combinam bem com sapatos de salto alto.

Já no caso de uma festa black tie, o scarpin pode facilmente combinar com um vestido longo que siga uma linha mais clássica. Modelos com fenda também casam muito bem com o sapato.

No look casual

Mesmo para o fim de semana ou uma ida ao cinema, esse modelo de sapato é um bom aliado. Em ocasiões como essas, é possível usá-lo com shorts e calças jeans despojadas. Se o objetivo for dar um toque a mais de glamour à produção, inclua um blazer na composição. Funciona muito bem.

Sapatos de salto alto no inverno

Embora deixem parte dos pés à mostra, os scarpins e sapatos de salto alto não são exclusividade das estações amenas. Com a proximidade do inverno, é válido lembrar que o modelo pode complementar produções elegantes nos dias de frio.

Diante das temperaturas frias, ele pode ser usado com saias e meia calça por baixo. Mas atenção: para não errar, prefira sempre os tons escurecidos, como preto e café, e coordene a cor da meia com a cor do sapato.

Gostou das dicas sobre como usar sapatos de salto alto? Deixe um comentário! Também aproveite para conhecer o Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!