Cabelos

A importância da hidratação para cabelos cacheados

Por Redação Doutíssima 28/11/2013
Hidratação cabelos cacheados

Cachos mais bonitos

.

.

Falta de brilho, volume em excesso, fios arrepiados. Isso acontece porque o cabelo crespo é enroladinho desde o couro cabeludo, o que dificulta a distribuição da oleosidade natural da raiz até as pontas. As mulheres agraciadas com lindos cachos têm um trabalho duro pela frente se querem manter os cabelos bem cuidados. Se você não aguenta mais esses contra-tempos dos cabelos crespos, o Doutíssima vai ensinar a resolver o problema sem gastar muito tempo e dinheiro uma série de hidratação para cabelos cacheados que pode ser feita em casa, basta fazer da maneira adequada e com os produtos certos que o resultado será igual ao de uma hidratação no salão.

.

.

Escolha a sua hidratação para cabelos cacheados

.

Hidratação cabelos cacheados

Leveza nos cachos

.

.

Hidratação seca

.

Se o seu cabelo está com pontas duplas e sem brilho, provavelmente isso é o resultado de uma possível perda de umidade e nutrientes importantes. Para resolver o problema, hidrate os fios com produtos sem enxágüe, os chamados leave-in. Em forma de spray, fluido ou creme, esse tipo de cosmético forma uma película protetora que impede a evaporação da água e fecha a cutícula do fio. O resultado dessa hidratação para cabelos cacheados é maravilhoso: cachos macios, maleáveis, disciplinados e bem definidos.

.

Vantagens: Reduz o volume, elimina o atrito, retarda o aparecimento de pontas duplas e hidrata os fios diariamente.

.

Desvantagem: Se você exagerar na quantidade do produto, seu cabelo ficará com aspecto oleoso.

.

Como aplicar: Lave com o xampu, passe o condicionador, enxague e seque, como de costume. Depois de secar os fios, use o leave-in. Atenção para a quantidade: 1/2 colher (café) se o cabelo for curto, 1 colher (café) cheia para o tamanho médio e 1 colher (chá) se for longo. Não passe na raiz, para que o cabelo não fique muito oleoso! Amasse os cachos suavemente para defini-los.

.

Quando: Repita durante 10 dias ou quando notar que os fios estão arrepiados e ressecados.

.

Hidratação cabelos cacheados

Cachos mais definidos

 .

.

Hidratação molhada

.

Essa hidratação para cabelos cacheados é ideal para aquele dia em que você quer tomar um banho mais demorado e fazer uma hidratação rápida embaixo do chuveiro. O calor da água vai facilitar a penetração dos nutrientes das máscaras capilares no interior dos fios.

.

Vantagens: O processo é muito rápido e você consegue notar o resultado logo depois do banho.

.

Desvantagem: Cabelos que apresentam excesso de oleosidade podem ficar ainda mais oleosos.

.

Como aplicar: Verifique se a água do chuveiro está morna – a alta temperatura remove a oleosidade natural dos fios, deixando-os ainda mais ressecados. Lave o cabelo com o xampu de costume. Aplique pequenas porções da máscara hidratante nas mechas. Se você tem cabelo curto, aplique uma quantidade correspondente a uma moeda de R$ 1. Se os seus fios são médios, dobre a quantidade. Para cabelos longos, a dose deve ser triplicada. Massageie mecha por mecha, de cima para baixo, e espere o tempo recomendado na embalagem do creme. Enxágüe bem. Tome cuidado para não deixar resíduos do produto, pois eles podem render ao cabelo um indesejado aspecto pesado. Além disso, a textura pode dificultar na hora de pentear.

.

Quando: Repita a hidratação uma vez por semana.

.

Hidratação cabelos cacheados

Cachos macios e brilhantes

 .

.

Hidratação térmica

.

Esta técnica de hidratação para cabelos cacheados garante um tratamento mais intenso e profundo, ideal para as pontas espigadas e embaraçadas, falta de brilho e fios arrepiados. A hidratação feita com touca térmica ou toalha quente facilita a absorção dos ingredientes pela fibra capilar. Os cosméticos para esse tipo de hidratação são enriquecidos com ativos que ajudam a regenerar a estrutura do fio. As máscaras são formuladas com vitaminas (como a A, que melhora a elasticidade), sódio (que ajuda a controlar o equilíbrio da água), silicones, glicerina e ácidos graxos (que favorecem a maciez e a flexibilidade).

.

Vantagens: É um tratamento intensivo, que proporciona maciez e brilho aos cachos.

.

Desvantagem: É a hidratação mais demorada: você precisa esperar cerca de 20 minutos para deixar a máscara agir.

.

Como aplicar: Lave o cabelo com xampu e, em seguida, tire a umidade com uma toalha, mas sem apertar ou esfregar os fios. Separe o cabelo em quatro partes e coloque uma pequena quantidade da máscara hidratante na palma da mão. Se você tem cabelo curto, use o correspondente a uma moeda de R$ 1. Se tem comprimento médio, dobre a quantidade. Para o cabelo longo, a dose deve ser triplicada. Massageie delicadamente mecha por mecha, de cima para baixo. Enrole o cabelo em uma touca térmica, toalha quente ou papel-alumínio. Deixe o produto agir por 20 minutos. Para finalizar, enxágue bem, até sentir que não ficou nenhum resíduo do produto.

.

Quando: Para os fios sem química, o processo deve ser feito mensalmente. Já os tingidos merecem uma hidratação a cada 15 dias.

.

Saiba mais sobre as dicas para cabelo cacheados dadas no video abaixo

 

https://www.youtube.com/watch?v=75RcYg7Q_Mc Gostou do artigo?

 

.

Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!