Cabelos

Entenda o que causa a caspa e busque medidas para combatê-la

Por Redação Doutíssima 15/10/2014

Dermatite seborreica, também conhecida como caspa ou eczema, é uma afecção crônica e não contagiosa que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença de um fungo, o Pityrosporum ovale.

caspa

Conheça as melhores maneiras de acabar com o problema nos cabelos. Foto: iStock, Getty Images

A caspa geralmente se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras de pele, com o couro cabeludo sendo a principal “vítima” do problema.

 

Este mal também atinge bebês, formando a chamada crosta láctea, que geralmente não provoca coceira. Para acabar com a caspa do bebê, é recomendado aplicar um pouco de óleo mineral ou de óleo de amêndoas na raiz dos cabelos, pentear com um pente fino, e depois lavar os cabelos do bebê com shampoo neutro.

 

Como vencer a caspa?

 

Manter a oleosidade do couro cabeludo controlada é o principal segredo para acabar com a caspa. Para isso, a indicação consiste em lavar o cabelo diariamente com shampoos anticaspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol.

 

Essas são substâncias indicadas para acabar com o problema. No entanto, as soluções tópicas que contenham ácido salicílico, antifúngicos ou corticoides, são as mais indicadas caso haja ainda inflamação e coceira além da caspa e da descamação.

 

Outras formas eficazes de acabar com a descamação dizem respeito à mudança de pequenos hábitos, como evitar banhos com água muito quente, o que estimula a oleosidade da raiz dos cabelos. Além disso, é indicado deixar de lado os alimentos ricos em gordura.

 

Também é recomendado beber no mínimo um litro e meio de água por dia, evitar o estresse e tentar não dormir com os cabelos molhados ou úmidos. Não é indicado ainda que se esfregue o couro cabeludo com as unhas,o que pode causar ferimentos na cabeça.

 

Problemas causados pela caspa

 

A descamação e a coceira no couro cabeludo poderão ocorrer de forma leve, média ou intensa. Nas três situações, o dermatologista deverá ser consultado para indicar o tratamento adequado.

 

Além das dicas relacionadas a mudanças de hábitos comportamentais, é possível também combater a caspa com o uso de remédios caseiros. Pode-se tomar diariamente chá de carqueja, pois ele atua na limpeza do sangue, fazendo com que as impurezas do organismo sejam eliminadas, trazendo efeito positivo no tratamento.

 

O uso de shampoos naturais feitos com ervas como alecrim, tomilho, aipo, salva e eucalipto podem ser eficazes, devido às suas propriedades antissépticas. Uma dieta com alimentos saudáveis é um fator importante para prevenção e tratamento da caspa.

 

Para isso, frutas e legumes deverão fazer parte do cardápio – o ideal é ainda evitar alimentos cítricos, frutos secos e alimentos em conserva.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!