Exercícios

Luvas para academia: uso contribui para evitar acidentes

Por Redação Doutíssima 28/07/2015

Para praticar musculação usamos vários aparelhos diferentes, que são compartilhados com outras pessoas. Além disso, ao levantar pesos podemos sofrer com calos e machucados. Por questões higiênicas e de proteção, as luvas para academia colaboram na redução dos números de infecção por vírus e bactérias, mas principalmente na manutenção da saúde das mãos.

 

Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que analisou dados de 356 questionários feitos com praticantes de exercícios de musculação, mostrou que 48% deles acreditavam que suas lesões ocorriam no ambiente da academia

luvas para academia

As luvas usadas na academia garantem proteção ao executar exercícios com pesos. Foto: iStock, Getty Images

 

Mãos protegidas com as luvas para academia

Os cuidados no momento de se exercitar não ficam apenas em fazer alongamentos e aquecimentos antes da esteira e outros aparelhos. O vestuário é fundamental para o bom desempenho e as luvas para academia têm papel importante. São elas que permitem preservar a saúde das mãos, reduzindo a incidência de calos e machucados.

 

Durante a prática de musculação, grande parte dos exercícios é feita com barras e levantamento de pesos isolados. Nessas atividades, as luvas para academia evitam que esses instrumentos pesados escorreguem das mãos e provoquem acidentes.

 

Para os praticantes mais experientes e fisiculturistas, que conseguem erguer cargas maiores, o acessório é indispensável.

 

Para quem não conhece, as luvas utilizadas na musculação parecem apenas uma versão sem dedos do acessório para mãos. No entanto, elas são especialmente fabricadas para uso em academia.

 

Em geral, são feitas em material de fácil limpeza, evitando problemas de transpiração e odores. Além disso, costumam ser antiaderentes e com partículas para que a barra não escorregue durante a pegada.

 

Quem malha há mais tempo também pode usar tipos especiais de luvas para academia, que possuem reforço no pulso e protegem as articulações. Quando reforçado, o acessório permite que sejam levantadas cargas maiores sem exigir esforço em excesso da musculatura, que pode levar a quadros de tendinite.

 

Na hora de escolher as luvas, as variedades são enormes. De cores, formatos e materiais diferentes, elas podem ser adquiridas em lojas especializadas ou mesmo nas academias. Existem desde modelos simples até os profissionais, específicos para homens ou mulheres.

 

Luvas para academia não previnem apenas calos

O principal motivo que leva as pessoas a comprarem as luvas para academia é a grande incidência de calos na pegada dos pesos e aparelhos. Porém, esse não é o único benefício, já que elas previnem acidentes e colaboram na hora de garantir mais saúde malhando.

 

Tanto homens como mulheres são adeptos da musculação. Dados da Associação Brasileira de Academias (Acad) apontam que aproximadamente 1,7% da população está frequentando academia. Em número de adeptos, essa porcentagem soma cerca de três milhões de pessoas. Por isso, é necessária uma correta orientação e uso de materiais adequados nos treinos.

 

Apesar dos benefícios das atividades, existem riscos durante a prática. As luvas garantem melhor sustentação das barras e pesos, reduzindo significativamente o número de lesões. Elas possibilitam menos calos, menos acidentes e mais saúde. Vale a pena o investimento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!