Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para curar calos nas mãos

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

Calos nas mãos podem ser tratados a partir de remédios caseiros e de iniciativas bem simples. Esse tipo de ferida costuma crescer no formato de pirâmides invertidas, e têm a espessura determinada pela região do corpo onde surgem. Quando surgem nos pés, são ainda mais doloridos.

calos

Você pode eliminar os calos nas mãos com remédios simples e caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados para evitar o surgimento de calos

Tenha o cuidado de, antes de aplicar os remédios, lavar e secar bem as mãos. Uma maneira muito simples de tratar os calos é colocar um cubo de gelo em cima. Ele vai atuar diminuindo o inchaço e o desconforto de um calo duro.

Mas se você quer uma recuperação mais rápida, existem outras formas, igualmente simples, de tratar essas reações da pele, que geralmente surgem por causa de atrito. Confira algumas abaixo.

Remédios caseiros para eliminar os calos nas mãos

Casca de banana

Use a casca da banana diretamente sobre o calo, prendendo-a com uma gaze. Faça isso antes de dormir e retire somente no dia seguinte. Faça isso por duas noites seguidas e, logo após, deixe a mão de molho para amolecer os calos. Quando estiver mole, remova a pele morta passando pedra-pomes.

Creme caseiro

Uma esfoliação caseira pode resolver seus problemas com calos. Você irá usar seis comprimidos de aspirina e uma colher das de sopa de suco de limão. Amasse os comprimidos no suco de limão até formar uma mistura homogênea.

Aplique-a nos calos esfregando por alguns minutos. Depois, enrole a mão em papel filme ou saco plástico. Espere agir por 10 minutos para, em seguida, esfregar novamente o local do calo, até que a pele comece a se desprender. Após o procedimento, lave as mãos, seque, e use o hidratante de sua preferência.

Jamais corte o seu calo porque, ao aparar a calosidade você corre o risco de provocar infecção e sangramento, podendo resultar em complicações piores. Uma boa alternativa para diminuir a dureza da pele e facilitar a remoção da pele é usar o bicarbonato de sódio.

Em dois litros de água quente, acrescente uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Deixe a mão mergulhada na solução por, no mínimo, uma hora, e depois hidrate como de costume.

Suco de limão

Esfoliante natural, o suco de limão é excelente para remover calos. O preparo deste tratamento caseiro é simples, bem como sua aplicação. Corte um limão em duas partes e esfregue sobre as calosidades. Deixe o limão sobre elas pelo máximo de tempo que conseguir suportar.

Repita isso durante 30 dias, de preferência à noite. Com o passar do tempo, você notará que a pele dura do calo, dará lugar a uma pele nova e macia.

Alcaçuz

Alcaçuz é uma ótima opção contra calosidades. Você vai precisar de três paus de alcaçuz, misturados a meia colher de chá de óleo de mostarda, ou meia colher de chá de sementes de gergelim. Esta mistura deve ser esfregada no calo à noite.

Figo é poderoso

Outra fruta que tem poder de tratar calosidades é o figo. Você deverá usá-lo ainda verde. Prepare um suco e passe no local, no mínimo três vezes por dia. O consumo regular de frutas previne o surgimento de calosidades.