Desmotivação, preguiça e vergonha do corpo são fatores que muitas vezes impedem os alunos de manter a frequência na academia. Nesses casos, a presença e atenção do preparador físico também são essenciais para assegurar o fim do sedentarismo com saúde.
Saiba como aproveitar os conhecimentos do seu personal trainer para alcançar seus objetivos sem drama.
O que caracteriza o preparador físico
De acordo com o Conselho Federal de Educação Física (Confef), os profissionais formados no curso de Licenciatura em Educação Física estão aptos para atuarem como professores da Educação Básica, como nas escolas infantis, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Por outro lado, aqueles que possuem diploma de Bacharelado em Educação Física possuem conhecimento para atuar na manutenção e promoção de saúde, no treinamento e ensinamento esportivo, assim como no condicionamento físico. Esses profissionais são capazes de elaborar, executar, avaliar e coordenar programas de atividades físicas para diferentes pessoas.
Além disso, o Bacharelado possibilita a atuação em academias, clubes, condomínios, hospitais e a função de personal trainer. O Confef destaca que não é somente o diploma que concede o direito ao exercício profissional. Nas profissões regulamentadas, a execução das atividades está condicionada ao registro junto ao respectivo Conselho Regional, ou seja, o registro não é facultativo e sim obrigatório.
Preparador ajuda na rotina de treinos
Ainda que o profissional possua o Bacharelado e seja registrado no Conselho Regional de Educação Física de seu estado, o personal trainer pode ser especializado em segmentos variados, como a dança, yoga, pilates, musculação, corrida, alongamento, artes marciais, corrida e reabilitações.
Se o que você deseja é levar a rotina de treinos a sério, tirar dúvidas quanto a movimentos, sequências e cargas, o preparador físico irá ajudar. Aproveite a experiência e formação do profissional e pergunte como o seu programa será montado de acordo com as suas necessidades e objetivos para entrar em forma.
Caso o personal não esteja por perto, não se engane ao fazer a abdominal de outro jeito ou pular etapas para que o treino acabe logo. Se você está com preguiça, peça ajuda com a motivação. Os profissionais são orientados para o entusiasmo também.
Você que acredita que já tentou o que pode para malhar, se matriculou diversas vezes na academia, mas desistiu após as primeiras dores, saiba que o preparador pode entrar em cena para reverter a situação.
Além disso, é normal não se sentir à vontade para malhar perto de alguém em boa forma. Nesse caso, veja por outro lado e se inspire em seu personal para alcançar seus objetivos, pois se ele pode, você também consegue.
Confie mais no que o preparador diz a você. Seu conhecimento pode garantir que os alunos se exercitem sem prejudicar a saúde. Evite ultrapassar os limites que ele lhe impõe, como peso e intensidades, pois o profissional consegue identificar dificuldades e é orientado a respeitá-las.
Não se esqueça que a maioria do trabalho está em casa. Invista na alimentação balanceada, rica em nutrientes e proteínas. O trabalho de um nutricionista aliado ao do preparador físico pode trazer resultados positivos na busca pelo molde do corpo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!