Amor e Sexo

Pagar a conta: como lidar com essa questão no primeiro encontro

Por Redação Fortíssima 06/01/2016

A noite está sendo maravilhosa, até que de repente chega o garçom com os gastos. Afinal, quem deve pagar a conta? O homem precisa arcar com todas as despesas, cada um paga o que consumiu ou quem convidou fica responsável pelos valores? A dúvida é comum hoje em dia, já diversas noções antigas sobre o primeiro encontro mudaram.

Recentemente, essa questão voltou à tona com uma cena ocorrida em um jantar no reality show britânico First Dates, transmitido pelo Channel 4. Quando o garçom chegou com a conta, a mulher a repassou para o homem, dizendo que jamais pagava contas em encontros. A partir daí, a discussão ganhou vez nas redes sociais.

pagar a conta-doutissima-shutterstock

Não existe regra definitiva de quem deve pagar a conta. Foto: Shutterstock

Afinal, quem deve pagar a conta?

Há tempos atrás não havia dúvida alguma sobre quem deveria pagar a conta no primeiro encontro. Mas, e nos dias atuais, como as pessoas vêm encarando essa questão? Pois bem, diversos levantamentos têm sido feitos e alguns deles mostram que certos costumes não mudam.

Uma recente pesquisa promovida pelo site americano NerdWallet.com entrevistou mais de mil pessoas dos Estados Unidos. Para 77% delas, os homens devem continuar pagando a conta. Quando analisadas as respostas por isoladamente, 82% deles responderam que sentem dever de bancar o encontro, enquanto 72% delas acreditam no mesmo.

Esse estudo mostrou ainda que, ao longo do tempo, a tendência é que os casais comecem a dividir as despesas. Cerca de 41% dos participantes disse que depois de um período juntos passaram a dividir ao valor gasto com o parceiro.

Como lidar com a situação

Mas, apesar do que mostram as estatísticas, não há uma resposta definitiva para a questão, principalmente em um momento que é de intensas mudanças estruturais na sociedade, com as mulheres cada vez mais preocupadas em conquistar independência.

Para quem não sabe exatamente o que fazer, a dica é apelar para a sinceridade e combinar o modo de pagamento desde o início. Se ambos está dispostos a pagar, dividir pode ser a melhor escolha. Outra opção é que um pague no primeiro encontro e o outro se proponha a arcar com os gastos da próxima vez.

O certo é que não existe regra, mas sim a necessidade de uma dose de bom senso para entender o que a situação exige. Se o homem passa por um momento de dificuldade financeira, também não há mal algum que a mulher paga a conta inteira.

O que é legal sobre a divisão da conta ou sobre o revezamento é que ele simboliza que vocês dois apareceram em pé de igualdade para desfrutar da companhia do outro e não há expectativas além de se conhecer e passar um bom tempo juntos.

Afinal, não tem motivo para adicionar mais um elemento de dúvida e ansiedade no seu primeiro encontro. Foque em aproveitar o momento ao invés de se preocupar com regras que podem ser redefinidas como ficar melhor para os dois.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!