Exercícios

Circo fit já é opção para melhorar condicionamento físico

Por Redação Fortíssima 12/02/2016

Praticar uma atividade física pode parecer tarefa maçante. Mas diante da importância de mexer o corpo em nome da saúde, o ideal é encontrar uma modalidade que ajude a melhorar o condicionamento de maneira divertida. Originária da Europa, a aula de circo fit chega ao Brasil justamente com este propósito: queimar calorias de forma lúdica.

Conforme o nome sugere, é uma modalidade que mistura movimentos circenses em exercícios aéreos, através de tecidos e trapézios, além de atividades no solo. Uma verdadeira miscelânea que faz da aula um treino aeróbico, de força, equilíbrio, alongamento e elasticidade. Além de ser uma ótima forma de superar desafios.

Circo fit: como funciona?

As aulas de circo fit podem ser frequentadas por qualquer aluno que não possuir restrição médica, independente de idade ou peso. O único pré-requisito é estar disposto a superar seus próprios limites. A modalidade não tem por objetivo formar pessoas para uma carreira artística, mas sim melhorar o condicionamento. 

No total, uma aula dura cerca de 75 minutos e é dividida em três etapas. A primeira é destinada aos exercícios de aquecimento e alongamento muscular, já bem conhecidos pelos praticantes de atividades físicas, que ajudam a preparar o corpo. Já a segunda etapa é constituída por técnicas de fortalecimento.

Para isso, o professor orienta os alunos a realizarem exercícios como variações de abdominais, flexões e movimentos de equilíbrio. Tudo isso para que o corpo esteja pronto para o momento final da aula: as atividades variadas de acrobacia nos tecidos e trapézios.

Nas primeiras aulas, o aluno começa com exercícios simples: cambalhotas e estrelinhas, por exemplo. O grau de dificuldade vai aumentando justamente de acordo com a evolução de cada um, de modo que a capacidade corporal é sempre estimulada. Em média, uma hora de aula queima 400 calorias.

Os praticantes mais avançados têm a oportunidade de realizar movimentos de equilíbrio e força dignos de um verdadeiro espetáculo circense. Por isso, se você se interessou pela atividade, o ideal é procurar uma academia especializada, que permita experimentar uma aula.

Circo fit é opção divertida para se exercitar

A aula é composto por movimentos típicos dos circos. Foto: Shutterstock

Benefícios do circo fitness

Talvez um dos principais atrativos do circo fit seja a proposta de uma aula mais dinâmica e divertida do que a musculação. Por isso, representa a alternativa perfeita para quem busca uma modalidade fora do convencional, mas que não deixe de estimular intensamente a musculatura.

Os exercícios aéreos, especialmente, exigem muito dos braços e das pernas. Afinal, para se prender aos panos e conseguir ficar acima do chão, é preciso ter força e sustentar o peso do corpo. No pêndulo do trapézio ocorre o mesmo: equilíbrio e força são testados a todo instante.

Outro ponto positivo da aula de circo fitness é sua capacidade de melhorar a autoestima do praticante. Isso porque as atividades muitas vezes exigem cambalhotas e saltos impossíveis de realizar se você não confiar em si mesmo. Assim, a aula contribui não somente para o bem-estar físico, mas também para o mental.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!