Exercícios > Fitness

Flowfit: conheça a técnica de movimentos funcionais

Por Redação Fortíssima 13/02/2016

Está procurando uma alternativa para fugir dos esportes e exercícios físicos tradicionais? Então o flowfit pode ser uma boa opção. A modalidade usa sequências de movimentos funcionais simples, que trabalham todos os músculos do corpo de forma integrada.

Utilizando apenas o peso do próprio corpo, os treinos trazem bons resultados para quem quer perder peso, ganhar massa muscular, aumentar a resistência e melhorar o condicionamento físico. Ele pode ser praticado por qualquer pessoa, pois é facilmente adaptado de acordo com as características individuais de cada um.  

Entenda o que é flowfit

O flowfit consiste em uma sequência de sete padrões de movimentos funcionais, realizados utilizando apenas o peso corporal. Os treinos são desenvolvidos para trabalhar o corpo de uma forma integrada, envolvendo habilidades físicas como força, resistência e capacidade aeróbica, além de desenvolver resiliência, mobilidade e consciência corporal.

A técnica exige coordenação, controle motor, sinergia, propriocepção, agilidade, equilíbrio, precisão, ritmo e agilidade. Trabalhando com toda a capacidade dos movimentos humanos, integra o alinhamento estrutural e a sincronização da respiração.

Por ser integrado, o treino de flowfit não exige tanto esforço e nem leva à exaustão para promover bons resultados. Além de aumentar a força física, também acelera a construção muscular, queima gorduras e ainda melhora a saúde e o bem-estar.

Outra vantagem é que promove benefícios em um curto período, sendo muito indicado para quem não tempo muito tempo durante o dia para se exercitar. Como não envolve o uso de qualquer equipamento, fica mais fácil transitar rapidamente entre um exercício e outro.

O tempo de descanso também é mais curto, o que leva a aumentar o ritmo cardíaco, além de queimar boas quantidades de calorias. O flowfit ainda é mais conveniente se comparado com a musculação feita em academia, pois pode ser praticado ao ar livre.

O flowfit usa o peso do corpo

A técnica pode ser praticada ao ar livre. Foto: Reprodução, Instagram

Como é feita a técnica

Seja na academia, em casa ou ao ar livre, o flowfit trabalha com movimentos básicos do corpo humano, como agachar, levantar, girar, puxar, empurrar e correr, feitos de forma intensa e integrada. Com isso, trabalha todos os músculos e usa o próprio corpo como contrapeso.

A modalidade conta com exercícios variados, sendo cada aula totalmente diferente da outra. Por esse motivo, pode ser realizada por qualquer pessoa, inclusive idosos e pessoas em recuperação de lesões, mas sempre com permissão médica e acompanhamento de um profissional especializado.

Assim, os movimentos são adaptados conforme as características, limitações e objetivos de cada pessoa. Aumentar as repetições, fazer os exercícios mais rapidamente ou diminuir o ritmo são algumas das formas de tornar o movimento mais avançado ou simples.

De acordo com a evolução do praticante, o treino também vai se modificando e ficando mais desafiador, sempre dando destaque para a necessidade do momento, seja emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar o condicionamento físico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!