Os sete chakras são os centros do nosso corpo em que a energia flui. Quando ela está bloqueada em um desses pontos, há quem acredite que é possível até mesmo sofrer com doenças. Ou seja, vale a pena conhecer melhor como eles funcionam e de que modo podem ser liberados.
Os 7 chakras presentes no corpo
A palavra sânscrita chakra traduz literalmente roda ou disco. Para ioga, meditação e ayurveda ela se refere a rodas de energia distribuídas em todo o corpo. Geralmente, há sete pontos, embora certos sistemas incluam um ou dois extras.
Acredita-se que a primeira menção à palavra chakras tenha vindo do Vedas, que forma as escrituras hindus. A crença é de que a energia se move em duas direções ao mesmo tempo e também que a abertura e o fluxo dela através dos chakras é que determina nosso estado de saúde e equilíbrio.
Ficou interessado? Saiba quais são os sete pontos.
Primeiro
Localizado entre órgãos genitais e ânus, é considerado o chakra da raiz. Está associado à ligação com terra, segurança, fundação e enraizamento básicos. Às vezes é considerado lugar de potencialidades e começos.
Segundo
Fica na região da virilha e do sacro. Está associado à sexualidade, parceria e criatividade.
Terceiro
Está localizado no plexo solar e é essencialmente o centro da vontade. Ou seja, o lugar em que a externamos para o mundo com o objetivo de manifestar coisas que estamos tentando criar em nossas vidas.
Quarto
Fica no coração e relaciona-se ao amor. Em certos sistemas, considera-se que esse órgão tenha dois lados: masculino e feminino. O masculino fica no lado direito e diz respeito a amar incondicionalmente os outros, já o feminino fica na esquerda e se relaciona a amar incondicionalmente a si mesmo.
Quinto
Localizado na garganta. Diz respeito à comunicação e à voz. Esse é o lugar não só de comunicação de ideias, conceitos e expressão, mas também das próprias verdades pessoais.
Sexto
Está na posição do terceiro olho, relacionando-se com visão e tempo. Esse chakra é frequentemente associado a habilidades psíquicas de vários tipos.
Sétimo
É o chakra da coroa, situando-se no topo da cabeça. Está associado à conexão com o céu e com a consciência.
Como ativar os chakras
Entender os seus chakras é a chave para alinhá-los. Vale saber que os corpos estão em constante fluxo entre equilíbrio e desequilíbrio. O problema é que, exceto se você tiver problemas aparentes em uma área do corpo, os desequilíbrios podem ser difíceis de detectar.
Então é preciso trabalhar a consciência do corpo e da mente e aprender a detectar sinais e pistas. Por exemplo, constipação frequente pode indicar bloqueios no primeiro chakra. Já dor de garganta é capaz de ser uma pista sobre um bloqueio no quinto, enquanto dores de cabeça na testa muitas vezes significam problemas no sexto.
Se esse é o seu caso, confira algumas dicas de como reverter a situação.
- Meditação: medite sobre diferentes chakras e abra-os para que a energia possa fluir com facilidade. Enquanto você meditar, visualize cada um deles, começando com os da parte inferior
- Cristal: como o nome indica, essa forma de ativação do chakra usa cristais. Cada um deles é utilizado sobre as regiões entre três e cinco minutos
- Massagem: acredita-se que uma das razões pela qual a massagem é tão calmante é porque ela abre chakras e meridianos. É uma maneira eficaz para desbloqueá-los, mas vale encontrar um profissional
- Ioga: a prática vai fazer maravilhas e ajudar a sua energia a fluir melhor. Além disso, você aproveita para praticar uma atividade física.
E aí, aprendeu como desbloquear os seus chakras? Deixe o seu comentário! Um pouco de energia positiva não vai fazer mal.