Loiro, ruivo ou platinado: todos os tons estão em alta e garantem um visual estiloso. Mas o processo de coloração é agressivo às madeixas e exige manutenção constante. Se você observar os cabelos desbotados e sem brilho, é hora de dar uma atenção especial aos fios.
“Todo cabelo descolorido é ressecado porque é retirada água e toda oleosidade do fio no processo. Portanto, é preciso repor nutrientes com muita hidratação e cauterização, que têm como função devolver a proteína e evitar a quebra”, explica a cabeleireira Rosiane Pinheiro.
Dicas para se livrar dos cabelos desbotados
A agressividade dos produtos químicos utilizados na coloração deixam o cabelo fique mais poroso, áspero e sem brilho. Pior ainda se o uso do secador de cabelos e da chapinha for uma constante. O resultado são fios desbotados, sem vida e movimento. Mas como reverter esse quadro? Quem dá as dicas é o hairstylist Gil Prando.
Hidratação
Hidratar os fios é fundamental, seja em casa ou no salão. O ideal é contar com produtos de qualidade, específicos para o seu tipo de cabelo. Isso é capaz de devolver a maciez, a leveza e a maleabilidade aos fios qualidades que são perdidas por conta da descoloração e do desbotamento.
“As hidratações repõem os nutrientes essenciais para a saúde capilar”, sinaliza Prando. Por isso, hidrate os fios no mínimo uma vez na semana.
Reconstrução capilar
A reconstrução capilar é uma opção mais potente para recuperar a beleza dos fios. “Devolver a queratina e os aminoácidos é o objetivo deste tipo de tratamento”, revela o hairstylist. Principalmente porque a hidratação convencional não é tão profunda a ponto de reavivar totalmente as madeixas.
O interessante é que qualquer pessoa pode fazer a reconstrução, independentemente do tipo de cabelo. Porém, é preciso tomar muito cuidado e consultar um profissional comprometido, que possa avaliar os produtos mais indicados para o seu caso.
Shampoo tonalizante
O que ocorre com o processo de descoloração é que as as escamas capilares se abrem, o que permite que a pigmentação dos fios seja eliminada facilmente, causando o desbotamento. Uma dica que pode ajudar a reverter o quadro é investir no shampoo tonalizante. “Ele devolve o tom original e o brilho dos fios de maneira eficiente”, diz Prando.
Como evitar o desbotamento
Melhor do que ter que fazer uma manutenção nos fios toda semana é ficar por dentro de dicas para prevenir o desbotamento. A primeira indicação é evitar a lavagem em excesso: procure intercalar entre um dia e outro – principalmente porque a água quente poderá ressecar as madeixas.
Muita química e a exposição solar são outros fatores que contribuem para o desbotamento. Principalmente se os fios forem frágeis e sensíveis, mais propensos à porosidade. Independente da estrutura do seu cabelo, o ideal é moderar nas tinturas e evitar o uso recorrente de modeladores como babyliss e chapinha.
E você, o que faz para evitar cabelos desbotados? Compartilhe com a gente os seus segredos e truques.