A antiga tradição de reunir pessoas queridas antes do casamento persiste através das gerações. Por isso, se o seu grande dia está próximo, é hora de fazer a lista de chá de panela e convidar as amigas para um momento de confraternização e muitas risadas. Além de ser uma forma de socializar, os presentes arrecadados são bem úteis para a nova casa.
A dica é planejar o momento para cerca de um mês antes do casamento. A própria noiva pode fazer isso, mas a iniciativa muitas vezes parte das amigas, madrinhas, primas ou outras familiares. Não é necessário investir alto no evento: com algumas brincadeiras e delícias culinárias em casa, ele já tem tudo para ser especial.
Lista de chá de panela: o que não pode faltar
Os presentes do chá de panela devem ser escolhidos por ninguém menos do que a própria noiva. Por isso, é importante refletir bem na hora de elaborar a lista: tenha em mente quais são os itens indispensáveis para a nova casa. Se você não tem a mínima ideia de quais são eles, confira abaixo algumas sugestões.
Abridores: tanto o de lata como o de garrafas são itens importantes para se ter na cozinha no dia a dia. Nada como saborear um delicioso vinho ou aquela cerveja gelada.
Assadeiras antiaderentes: são fundamentais para você fazer deliciosas receitas, inclusive aquele bolo da vovó. Vale a pena ter em diferentes tamanhos e formatos.
Copos: indispensáveis nas mais variadas ocasiões, especialmente para receber os amigos em casa. O bom é ter opções para todos os tipos de bebida, então vale caprichar na lista.
Panelas: afinal, o chá é de panela, não é? Desde modelos de vidro, ferro e antiaderente, todos ganham espaço na lista. É importante especificar os tipos, como frigideira, caçarola, leiteira.
Acessórios diversos: na cozinha, para armazenar temperos ou alimentos, é necessário contar com alguns utensílios específicos, que vão desde saleiro e manteigueira até o próprio açucareiro. Lembre-se desses itens básicos, mas muito importantes.
Dicas para inovar no chá de panela
Se a ideia de um chá de panela antes do casamento não agrada, saiba que há espaço para inovar na tradição e investir em um evento mais moderno. Segundo a cerimonialista Milene Szaikowski, atualmente são tantos os tipos de chás que a noiva pode escolher o que mais combina com a sua personalidade.
Quer alguns exemplos? Pois saiba que hoje já existem o chá-de-caldeirão, que traz na lista de presentes mantimentos para abastecer a dispensa do casal; o chá-bar, que equipa a cozinha e o bar da nova casa; o chá-de-banheiro, em que os convidados podem dar artigos de banheiro como presente e até o chá-de-lingerie, para a noiva receber peças íntimas.
A cerimonialista explica que, independente do tipo, é necessário planejamento. “Os convites, a decoração e as lembrancinhas são personalizados conforme o tema do chá. Ele deve ser realizado um mês antes do casamento e os convites devem ser entregues com pelo menos quinze dias de antecedência”, orienta ela.
Milene reforça ainda que no convite devem constar a data, o horário, o endereço e o tipo de presente. O ideal é chamar apenas as pessoas mais próximas e escolher um horário entre as 16h e as 20h horas para dar início ao evento.
E você, já fez sua lista de chá de panela? Aproveite as dicas e crie agora mesmo. Depois nos conte como foi a experiência.