Especial Casamento

Chá bar é alternativa criativa de evento pré-casamento

Por Redação Doutíssima 02/11/2015

O período que antecede o casamento é cercado de celebrações. Mas muitas delas são caracterizadas pela presença exclusiva de amigos do noivo ou da noiva, um hábito que já pode estar ultrapassado. Para quem faz questão de um encontro que reúna todo o círculo de amizade do casal, o chá bar é a opção ideal.

O chá bar é uma releitura contemporânea do antigo chá de cozinha, mas com o diferencial da participação do noivo e de seus amigos. Assim, o evento reúne praticamente todos os convidados do casamento e é organizado de forma democrática. Os homens se responsabilizam pela parte do bar e as mulheres pela cozinha.

chá bar istock getty images doutíssima

Chá bar é um evento pré-casamento que permite convidar todo o círculo de amizade do casal. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar um chá bar?

Antes de começar a organizar uma festa chá bar, lembre-se de que ela é uma pré-celebração do casamento. Por isso, na lista de convidados para o evento devem constar apenas aquelas pessoas que também foram convidadas para a cerimônia oficial. Os familiares também entram na lista.

A data do chá bar deve ser definida de acordo com a disponibilidade do casal e dos convidados. Por se tratar de um evento moderno, não há uma regra definida. Se for mais cômodo, ele pode ser feito de dez meses a um mês antes do casamento.

A escolha do local perfeito para um chá bar depende de vários fatores. Primeiro, é necessário considerar o estilo do casal. Quem prefere um ambiente mais informal, pode buscar uma chácara com churrasqueira, por exemplo. Já quem preferir um evento mais formal, tem a opção realizar em casa, com direito a comes e bebes.

O ambiente também deve ser definido de acordo com a data. No verão, por exemplo, o espaço precisa ter pelo menos uma parte coberta, para que os convidados possam se acomodar na sombra ou se abrigar em caso de chuva. No inverno, a melhor opção é um ambiente fechado.

Em relação à escolha do espaço, também é necessário considerar a quantia de dinheiro que se pretende investir no chá bar. Se a ideia for economizar, fazer o evento em casa ou na chácara de um amigo é uma possibilidade para guardar o investimento do aluguel para a lua de mel.

Depois de definir a organização do chá bar, é importante lembrar de convidar os amigos. Não é necessário fazer um convite oficial impresso, mas ter uma versão digital para encaminhar pelo celular ou por e-mail aos convidados pode ser uma boa alternativa.

Dicas de decoração para o chá bar

A decoração para o chá bar também depende muito da preferência dos noivos. Mas uma boa opção para enfeitar o ambiente, sem gastar muito, é optar pelo estilo rústico. Por exemplo: usar garrafas de cervejas e refrigerantes, com ou sem rótulo, como suporte para flores coloridas.

Quadros pequenos com mensagens, caixinhas pintadas à mão e porta-copos decorados também garantem um charme ao ambiente. É possível criar um local aconchegante através dos mínimos detalhes.

Gostou da ideia do chá bar? Deixe um comentário com a sua opinião sobre este artigo! Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!